Notícias
AEB participa de Conferência sobre Tecnologias e Aplicações de Pequenos Satélites na Argentina
Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
Dentre os dias 4 a 9 de novembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participa do International Academy Astronautics Latin American Conference on Small Satellite Technologies and Applications, realizado em Salta, Argentina. O objetivo é permitir que especialistas e estudantes da região conheçam os últimos desenvolvimentos mundiais em tecnologias e aplicações de pequenos satélites.
A conferência também promove a oportunidade de apresentar os desenvolvimentos regionais aos países da América Latina e do resto do mundo e cria e fortalece redes de cooperação que permitam e aumentem a participação regional em atividades de pequenos satélites.
“O evento em Salta, além de permitir as discussões técnicas sobre os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos em pequenos satélites, permite encontros com diferentes agências espaciais e o crescimento da cooperação internacional”, afirmou o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
Neste ano, o evento terá uma sessão especial que permitirá a apresentação de tópicos relacionados ao espaço que não sejam especificamente relacionados a “pequenos satélites”, por exemplo, será discutido o programa “Salta, janela para o universo”, que inclui vários observatórios de espaço profundo na região de Puna.
Durante a Conferência, os inscritos poderão participar de sessões científicas e técnicas, com apresentações dos autores dos resumos selecionados pelo Comitê Acadêmico, e, no último dia, haverá workshops e competições para todos os níveis de ensino (primário a universitário).
Sobre a Conferência
A Conferência segue um histórico de eventos da IAA na América Latina, que começou com o 1º Workshop de Cubesat em Brasília, em 2014, e o 1º Simpósio de Pequenos Satélites em Buenos Aires, em 2017.
O encontro permite que especialistas e estudantes da região conheçam os últimos desenvolvimentos mundiais em tecnologias e aplicações de pequenos satélites; tenham a oportunidade de apresentar os desenvolvimentos regionais a colegas da América Latina e do resto do mundo; e criem e fortaleçam redes de cooperação que permitam e aumentem a participação regional em atividades de pequenos satélites.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.