Notícias
AEB marca presença em solenidade de lançamento de iniciativas educacionais no Rio Grande do Norte
Solenidade no Rio Grande do Norte. Foto: Luís Fortes/MEC
Nesta segunda (10), a Coordenadora Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) no Rio Grande do Norte, Adriana Corrêa, participou do lançamento do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF) e da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).
As iniciativas beneficiarão jovens de grupos historicamente excluídos e em situação de vulnerabilidade social a ingressarem na educação profissional e no ensino superior. As políticas foram apresentadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em solenidade realizada no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.
O Partiu IF visa preparar 78 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental para o ingresso na Rede Federal até 2027. Já o CPOP visa garantir suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública que buscam ingressar no ensino superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“São duas ações importantes, que falam de equidade, de inclusão, que vão revolucionar o nosso País. Essas duas iniciativas representam um grande investimento do Governo Federal para a juventude e a educação brasileira”, avaliou o ministro Camilo Santana, que esteve acompanhado por representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, da comunidade acadêmica e dos movimentos sociais regionais.
A AEB possui diversas ações educacionais no Rio Grande do Norte para incentivar o conhecimento científico e tecnológico relacionado à área espacial, entre elas o Dia Espacial, projeto principal do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E). O projeto reúne de 30 a 60 alunos da rede municipal de Parnamirim, todas as segundas e terças, no intuito de capacitá-los sobre o Programa Espacial Brasileiro e temáticas espaciais como: foguetes, rovers, astronomia e satélites.
Além disso, são realizados workshops para professores na região, como o Projeto Dia Espacial Docente e o Programa Limitless Global Educator Program (LGEP). Ambos objetivam capacitar e inspirar os docentes do ensino médio e técnico integrado da rede pública na área aeroespacial, além de ampliar o conhecimento sobre astronáutica nas escolas estaduais e federais.
À tarde, a Coordenadora Adriana participou da agenda do ministro Camilo Santana no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e entregou a ele um kit com material educacional da AEB e de projetos apoiados pela Agência.
Com informações do Ministério da Educação (MEC).
Para mais informações sobre as iniciativas, acesse a matéria completa no site do MEC.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.