Notícias
AEB fortalece parcerias internacionais durante o IAF Spring Meetings 2025
IAF Spring Meetings 2025. Foto: IAF
A Agência Espacial Brasileira (AEB) participou do IAF Spring Meetings 2025, em Paris, de 25 a 27 de março, onde consolidou parcerias internacionais e debateu estratégias para o avanço do setor espacial brasileiro. O Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios, Paolo Gessini, e o Procurador-Chefe, Ian Grosner, representaram a AEB em encontros e reuniões durante os três dias do evento.
Entre as atividades, destacaram-se as reuniões dos comitês da Federação Internacional de Astronáutica (IAF), como o Space Education and Outreach Committee (SEOC), voltado à educação e divulgação científica, e o Space Propulsion Committee, que abordou desafios e avanços na área de propulsão espacial. Ian Grosner também presidiu o encontro do IAF ACCESS - Latin America and Caribbean Subcommittee (LAC), que visa fortalecer a cooperação espacial na América Latina e no Caribe.
A AEB também esteve envolvida na seleção de resumos (abstracts) para o IAC 2025, que ocorrerá em Sydney, Austrália, de 29 de setembro a 3 de outubro. Essa participação reforça o compromisso da instituição com a excelência na pesquisa e no desenvolvimento espacial, além de garantir a presença brasileira no maior evento do setor.

- Procurador-chefe da AEB, Ian Grosner, presidiu o encontro do IAF ACCESS - Latin America and Caribbean Subcommittee (LAC). Foto: IAF
Parceria com a ESA
Além do IAF Spring Meetings, a delegação da AEB realizou uma reunião na sede da Agência Espacial Europeia (ESA), em Paris, onde discutiu oportunidades de colaboração e o aprofundamento da parceria entre as duas instituições.
O encontro contou com a presença de Géraldine Naja, Diretora de Comercialização, Indústria e Competitividade da ESA; Luca del Monte, Chefe do Departamento de Comercialização da ESA; e Anabelle Fonseca, do Departamento de Relações Externas da ESA. Entre os temas abordados, destacaram-se a Política Industrial e Comercialização Espacial da ESA, bem como as diretrizes e estratégias europeias que podem beneficiar a indústria espacial brasileira.
A reunião também incluiu discussões sobre os Centros de Incubadoras de Negócios da ESA, iniciativa que apoia startups e empresas inovadoras no setor espacial. A experiência da ESA nessa área forneceu insights valiosos para o desenvolvimento de um ecossistema semelhante no Brasil.
A delegação da AEB realizou ainda uma visita institucional a Marco Ferrazani, Diretor de Serviços Internos da ESA, onde foram debatidos temas de interesse comum entre as duas agências.
Segundo o Procurador-Chefe da AEB, Ian Grosner, a presença da agência nos encontros anuais da IAF (Spring Meeting) é fundamental para garantir a participação brasileira nos principais eventos espaciais internacionais. "Essas reuniões, que antecedem as grandes conferências e congressos da Federação, são importantes para garantir a inserção de profissionais e estudantes brasileiros no cenário global. A presidência brasileira no subcomitê da América Latina e Caribe da IAF torna a AEB protagonista entre as agências espaciais emergentes", afirmou.
A atuação da AEB nesses eventos demonstra o compromisso em impulsionar o setor espacial brasileiro por meio da cooperação internacional e da troca de conhecimentos e experiências com outras agências e organizações espaciais.

- Diretor da Agência Espacial da Austrália (ASA), Enrico Palermo, Diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Paolo Gessini, e o Procurador-Chefe, Ian Grosner. Foto:IAF
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.