Notícias
AEB e CONAE se reúnem para coordenar ações de cooperação bilateral
Nesta quarta (30), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Chamon, e o diretor-executivo da Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina (CONAE), Raúl Kulichevsky, reuniram-se por videoconferência para coordenar as ações de cooperação bilateral entre Brasil e Argentina no âmbito espacial.
Na ocasião, a AEB e a CONAE puderam avaliar o status dos trabalhos acordados durante a terceira reunião da Comissão Mista Brasil-Argentina para a Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação e sinalizar a continuidade da colaboração internacional com a Argentina no projeto SABIA-Mar.
Dois satélites de observação da Terra já estão em desenvolvimento avançado, a saber, o SABIA-Mar A (Argentina) e o SABIA-Mar B (Brasil), desenvolvido no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Brasil e Argentina pretendem compartilhar dados desses satélites entre si e desenvolver aplicações conjuntas para o monitoramento de sistemas aquáticos oceânicos e costeiros, incluindo águas interiores.
Na oportunidade, o presidente Chamon e o diretor-executivo Kulichevsky debateram sobre o fortalecimento da cooperação entre AEB e CONAE no setor espacial.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.