Notícias
ABERTA A 13ª EDIÇÃO DA FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Brasília, 17 de março de 2015 – Começa hoje (17) e vai até quinta-feira (19) na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) a 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi representado na abertura da feira pelo secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Oswaldo Duarte Filho, e pelo diretor de Popularização e Difusão de Ciência, Douglas Falcão.
A mostra, que pode ser vista das 14h às 19h, apresenta 332 projetos desenvolvidos por 746 estudantes pré-universitários de 26 estados. A maioria deles oferece soluções alternativas e, muitas vezes, inovadoras, para problemas da sociedade.
Como nas edições anteriores, a Febrace terá centenas de soluções que envolvem alta tecnologia, como uma cadeira de rodas com comando de voz, robôs multitarefas, luva-guia para deficientes visuais, comedor elétrico para animais domésticos e sistema de detecção de vazamento de gás.
Segundo os organizadores, 39 projetos propõem soluções para o melhor aproveitamento da água e da energia recursos naturais.
Na quinta-feira, às 14h30, no anfiteatro da Poli, a analista de Ciência e Tecnologia do MCTI, Adriana Depieri, profere palestra para professores da educação básica, sob o tema “O impacto das feiras de ciências no desenvolvimento de competências em jovens da educação básica”.
Premiação – Os trabalhos apresentados na mostra serão avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. O público visitante também pode eleger o projeto mais popular, postando seu voto no portal: www.febrace.org.br.
Os finalistas desta 13ª edição foram selecionados entre mais de 2,1 mil trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados por uma das 100 feiras afiliadas.
Os autores dos melhores projetos ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, em um total aproximado de 200 prêmios. Também concorrerão a uma das nove vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel Ief), a ser realizada em maio, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Promovida anualmente pela Poli, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é considerada a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia. O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.
A feira tem o apoio do MCTI, da USP, do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Confira a programação no endereço: http://febrace.org.br/programacao/#.VQhmvk10y70
Fonte: MCTI, com informações da Febrace