UNIESPAÇO
O UNIESPAÇO foi instituído em 1997 por meio de resolução do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira – AEB, como um projeto no âmbito dos Programas de Pesquisa, Desenvolvimento e de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos do Programa Nacional de Atividades Espaciais - PNAE, para a execução na AEB. Ao longo dos anos, o projeto tornou-se um programa da AEB e passou por diversas reformulações. Em 14 de março de 2022, o Programa UNIESPAÇO se tornou um programa no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI por meio da Portaria MCTI nº 5687.
O Programa coleciona dezenas de projetos com a participação das principais Universidades Federais e Institutos do Brasil. Entre os projetos estudados estão computadores de bordo para aplicação espacial; materiais para uso no espaço, como nanotubos de carbono e proteções térmicas para altas temperaturas; sensores e atuadores para sistemas de controle de atitude de satélites, como giroscópios, ou GPS para navegação espacial; e veículos espaciais, com o estudo de aerotermodinâmica de veículos de reentrada.
Nessa nova versão, a governança do UNIESPAÇO é gerida por um Comitê Gestor e um Comitê de Relevância Estratégica compostos por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Agência Espacial Brasileira e do CNPq. Nessa nova proposta, o Programa amplia sua capacidade de estimular, orientar e promover a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a formação de recursos humanos qualificados na área espacial nas Universidades e nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Além disso, o UNIESPAÇO busca incentivar a criação de ambiência favorável à inovação e ao empreendedorismo no âmbito das ações prioritárias do Programa Espacial Brasileiro - PEB.
Chamadas públicas
Abertas
CNPq/AEB/MCTI/FNDCT N°20/2022 - Programa UNIESPAÇO
Inscrições: 03/08 a 12/09/2022