Constelação Catarina
O Programa Constelação Catarina, conforme a Portaria AEB nº 590, de 6 de maio de 2021, “compreende um conjunto de iniciativas consorciais voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nanossatélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais, em conformidade com as diretrizes e os instrumentos de cooperação previstos nesta Portaria e nos Acordos de Adesão ao Consórcio Catarina”.
A Constelação Catarina é um conjunto de sistemas espaciais que se baseia no uso de nanossatélites. Tem por objetivo atender, prioritariamente, aos setores agropecuário e de defesa civil nacionais, de maneira a contribuir para a agenda de desenvolvimento socioeconômico sustentável do País. Conforme definições de sua portaria, o cliente é a Agência Espacial Brasileira – AEB.
O programa se alicerça em três pilares: a promoção do desenvolvimento tecnológico nacional; o estímulo e o fortalecimento da indústria espacial no estado de Santa Catarina, além de cadeias industriais e de aplicação de outros estados da federação; e o atendimento a diversas políticas públicas em execução no País. Isso atribui à Constelação Catarina importância significativa. Os usuários das tecnologias desse conjunto de sistemas espaciais se beneficiam dos dados que os satélites coletam e se habilitam a prover maior informação para a sociedade.
Você pode acompanhar abaixo os principais marcos cronológicos referentes ao Programa.