Programa GLOBE
O Programa GLOBE é um programa internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais. O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment), foi implementado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) em 1994. O Programa conta com uma rede formada por 126 países, mais de 38 mil escolas, 42 mil professores e 228 mil cientistas cidadãos.
Entre as ações do programa, os participantes coletam dados ambientais seguindo protocolos desenvolvidos por cientistas, testados em salas de aula e executados por estudantes em todo o mundo. Esses dados científicos são disponibilizados em uma plataforma aberta de visualização de dados GLOBE a todos interessados, não apenas aos participantes do programa. A plataforma do GLOBE possui um histórico de dados desde 1995 com mais de 218 milhões de dados ambientais registrados até hoje. O programa permite a investigação de várias áreas da ciência ambiental, como atmosfera (clima), hidrologia, solos, cobertura do solo (vegetação) e fenologia (estudo dos ciclos de vida animal e vegetal).
O Brasil passou a integrar o programa GLOBE em 30 de junho de 2015 através do acordo de cooperação entre a NASA e a AEB. Desde então foram realizados no Brasil 25 workshops (presenciais e on-line), sendo capacitados 660 professores e cadastradas 205 escolas atendendo as cinco regiões do Brasil. Além dos professores, o Brasil conta com mais de 5 mil Cientistas Cidadãos que participam do programa por meio do aplicativo para dispositivos móveis, o GLOBE Observer. Atualmente, mais de 51 mil dados ambientais foram coletados em território nacional.
Como fazer parte do GLOBE
Para fazer parte desta comunidade científica internacional os interessados podem participar nas seguintes categorias: Cientista Cidadão, Professor GLOBE e Profissional STEM (profissionais que atuam nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática).
Para participar como Cientista Cidadão é preciso baixar e fazer o cadastro pelo aplicativo para dispositivos móveis, o GLOBE Observer. O aplicativo permite a coleta e análise de dados ambientais nos Protocolos de Nuvens, Mosquito, Árvore e Cobertura da Terra. Além disso, é possível registrar fotos de amostras, georreferenciar o local de coleta de dado e receber notificações de passagens de satélites ambientais em sua localidade.
Para se tornar um Professor GLOBE será necessário fazer o seu cadastro pelo site do GLOBE e participar de uma das formas de capacitação do programa. Atualmente existes três formas de capacitação de professores: eTraining, workshops presenciais e workshops on-lines. Os eTraining são capacitações on-line e de autoaprendizagem disponível em língua inglesa pelo site do internacional do GLOBE. Os Workshops GLOBE são capacitações conduzidos por especialistas certificados pela coordenação internacional do GLOBE, conhecidos como Trainers ou Mentor Trainers. No Brasil, os Workshops GLOBE são conduzidos de forma presencial ou online por meio da plataforma AEB Escola Virtual. As capacitações versam principalmente sobre os protocolos de coletas de dados do GLOBE, mas também sobre as diretrizes do programa, metodologia científica, como desenvolver pesquisa científica em sala de aula, etc. Informações sobre os workshops de capacitação podem ser encontrados no site https://www.globe.gov/get-trained/workshops.
Para participar como profissional STEM, o interessado deverá inicialmente fazer o cadastro como Cientista Cidadão, concluir um protocolo específico do eTraining e completar o formulário de candidatos ao grupo STEM do GLOBE. Informações adicionais podem ser encontradas na página Como tornar um Cientista GLOBE.
Materiais de Apoio
Material de apoio do Programa GLOBE em português podem ser encontrados na midiateca plataforma AEB Escola Virtual ou nas publicações do site da AEB.