Geral
Carta acordo Nº 36422/2022 (UFRN)
Desenvolvimento de competências em meninas e jovens mulheres para elaboração de projeto de foguetes educacionais.
Ao final do ano de 2022 a Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a interveniência da Fundação Norterio-Grandense de Pesquisa de Cultura (FUNPEC) assinou um acordo de cooperação com o objetivo de capacitar professoras e estudantes do sexo feminino no Ensino Superior e na Educação Básica, por meio de ações educacionais baseadas em metodologias ativas e focadas em projetos e foguetes educacionais. O acordo de cooperação entre os entes foi fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 5, promovendo a qualidade da educação e a igualdade de gênero com o objetivo de promover a capacitação de mulheres e meninas a se envolverem nas áreas científicas e aeroespaciais.
Coordenadora do projeto Profa. Mariana Rodrigues coordenadora do projeto e a equipe da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Terezinha Carolino de Souza – Jaçanã/RN. Fonte: AEB
O projeto executado pela UFRN foi direcionado à 15 escolas públicas de baixo desenvolvimento econômico no estado do Rio Grande do Norte, e visou ações e capacitações práticas para desenvolver habilidades em metodologias ativas, engenharia do produto e gestão de projetos, desenvolvimento de projetos educacionais e um workshop de lançamento dos foguetes produzidos. Foram capacitadas 15 docentes e 75 meninas e jovens estudantes da Educação Básica e orientadas no desenvolvimento de metodologias ativas e na aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem em uma abordagem da Educação 4.0.
Prof. Sergio Trindade da Escola Estadual Dr. Antonio de Souza realizando atividade educacional de instrumentos astronômicos. Fonte: AEB
O Projeto contou também com uma visita programada ao Habitat de Marte, na zona rural da cidade de Caiçara do Rio do Vento (RN), a 100 km da capital Natal, a iniciativa inspirada na estação norte-americana Mars Desert Research Station (MDRS), estimula o interesse à exploração espacial através uma experiência simulada de exploração do nosso planeta vizinho.
As participantes do projeto realizaram apresentações didáticas e realizaram lançamento de foguetes de garrafa PET, onde aprenderam a identificar quais fatores afetam o lançamento de foguetes.
Atividade no Habitat Marte realizado pela equipe do projeto. Fonte: AEB
As ações de capacitação foram desenvolvidas tanto presencialmente quanto de maneira virtual, no qual usou a plataforma de ensino da AEB, Ambiente Virtual de Aprendizagem do AEB Escola Virtual, que contribuíram para o desenvolvimento de diversos cursos introdutórios de temática espacial, conteúdos digitais, apresentações e vídeo aulas, que irão compor o acervo de cursos a serem disponibilizados pela AEB.