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1. O que é a ferramenta de tarjamento do Fala.BR?
2. Quem pode utilizar a ferramenta?
3. Como posso acessar a ferramenta?
4. Quais tipos de dados podem ser tarjados?
5. Qual a diferença entre processamento e pré-processamento?
6. Como faço para tarjar um documento?
7. Posso realçar o arquivo em um editor de PDF e incluir no Fala.BR para tarjamento final?
8. Como utilizar o campo “Outros textos fixos para tarjar”?
9. É possível delimitar a área para tarjamento ou selecionar um intervalo de páginas?
10. O que é a revisão manual das marcações na ferramenta de tarjamento?
11. Por que a revisão manual é necessária?
12. Como faço para revisar as marcações antes de finalizar o tarjamento?
13. Como remover uma marcação indesejada no arquivo pré-processado?
14. Como adicionar uma nova marcação manualmente?
15. Posso editar a marcação após finalizar o processamento?
16. O que acontece se eu processar um documento sem revisar as marcações?
17. A ferramenta tarja informações dentro de imagens?
18. Como salvar o arquivo após editar as marcações?
19. Posso desfazer um tarjamento após o processamento?
20. Como salvar um documento pré-processado ou processado?
21. Arquivos criptografados podem ser tarjados?
22. Como é feito o upload dos documentos utilizados na ferramenta? A CGU armazena os arquivos?
23. Onde consulto o Manual da ferramenta de tarjamento?
1. O que é a ferramenta de tarjamento do Fala.BR?
A ferramenta de tarjamento, desenvolvida pela Petrobras e adaptada pela Controladoria-Geral da União (CGU), possibilita o tarjamento de dados pessoais na Plataforma Fala.BR. O objetivo da ferramenta é facilitar que os órgãos façam o tarjamento de informações pessoais ou outras informações restritas em documentos públicos. Dessa forma, mais documentos públicos poderão ser entregues, devidamente tarjados.
2. Quem pode utilizar a ferramenta?
Os perfis Colaborador, Gestor, Respondente, Atendente e Observador dos Serviços de Informação ao Cidadão (SICs)/ Ouvidorias dos órgãos tem acesso à ferramenta de tarjamento.
O Contrato nº. 23/2023, assinado entre a CGU e a Petrobras, cujo objeto é a licença de uso de software, prevê que a ferramenta de tarjamento será utilizada somente por usuários da Plataforma Fala.BR.
3. Como posso acessar a ferramenta?
A ferramenta pode ser acessada de três formas:
4. Quais tipos de dados podem ser tarjados?
A ferramenta identifica e tarja automaticamente os seguintes tipos de dados pessoais:
Além disso, existe um campo para entrada de palavras e expressões que o usuário deseja tarjar.
5. Qual a diferença entre processamento e pré-processamento?
6. Como faço para tarjar um documento?
7. Posso realçar o arquivo em um editor de PDF e incluir no Fala.BR para tarjamento final?
Sim, é possível realçar as palavras e expressões previamente em um editor de PDF e inserir este arquivo pré-processado para a efetivação do tarjamento definitivo. Neste caso não será necessário realizar a operação de pré-processamento.
8. Como utilizar o campo “Outros textos fixos para tarjar”?
O campo “Outros textos fixos para tarjar” permite a inserção de palavras ou expressões que o usuário deseja tarjar no documento. As palavras ou expressões deverão utilizar o símbolo | (pipe) como separador de textos. A ferramenta não faz diferenciação de maiúsculas e minúsculas, mas faz diferenciação de acentuação.
9. É possível delimitar a área para tarjamento ou selecionar um intervalo de páginas?
Sim, foi acrescentado um novo campo para que o usuário indique a área de tarjamento em uma página específica ou intervalo de páginas, facilitando o processo para documentos grandes e/ou com poucos trechos a serem tarjados.
O campo “Ofuscar somente as páginas” permite ao usuário a seleção de páginas individuais e/ou de um intervalo de páginas. Exemplo: 2, 4, 7-9 (neste caso, serão tarjadas somente as páginas 2, 4 e o intervalo de 7 a 9).
10. O que é a revisão manual das marcações na ferramenta de tarjamento?
A revisão manual deve ser realizada e permite que o usuário visualize e edite os dados que a ferramenta marcou para tarjamento antes de finalizar o processo. Isso garante que nenhuma informação sensível seja esquecida ou tarjada incorretamente.
11. Por que a revisão manual é necessária?
Embora a ferramenta identifique automaticamente dados pessoais como CPF, RG, e-mails e endereços, pode haver casos em que:
A Controladoria-Geral da União (CGU) recomenda que o usuário sempre faça a revisão manual, antes de concluir o processamento.
12. Como faço para revisar as marcações antes de finalizar o tarjamento?
Após selecionar um arquivo e definir os tipos de dados a serem tarjados, siga estes passos:
13. Como remover uma marcação indesejada no arquivo pré-processado?
Se a ferramenta tarjou um dado incorretamente e você deseja remover essa marcação:
14. Como adicionar uma nova marcação manualmente?
Se a ferramenta não tarjou um dado importante e você deseja incluí-lo manualmente:
15. Posso editar a marcação após finalizar o processamento?
Não. Depois que um documento é processado, os dados tarjados são permanentemente ocultados e removidos da camada de texto, impossibilitando a recuperação ou edição. Se precisar ajustar algo, é necessário usar a opção de pré-processamento antes de finalizar.
16. O que acontece se eu processar um documento sem revisar as marcações?
Se o documento for processado sem revisão manual, pode ocorrer:
Por isso, a revisão manual é essencial antes de finalizar o processamento.
17. A ferramenta tarja informações dentro de imagens?
Não. A ferramenta NÃO detecta textos em imagens ou assinaturas digitalizadas. Se houver informações sensíveis em imagens, é necessário editar o arquivo manualmente utilizando um editor de PDFs ou um software de edição de imagens que garanta a segurança necessária.
18. Como salvar o arquivo após editar as marcações?
Após revisar e editar as marcações:
19. Posso desfazer um tarjamento após o processamento?
Não. O tarjamento definitivo remove as informações da camada de texto, tornando impossível a recuperação.
20. Como salvar um documento pré-processado ou processado?
Após manipular o arquivo, utilize a opção "Salvar" ou "Salvar como" no seu leitor de PDFs para manter as alterações.
21. Arquivos criptografados podem ser tarjados?
Não. É necessário remover a criptografia antes do processamento. Após o tarjamento, a criptografia pode ser aplicada novamente.
22. Como é feito o upload dos documentos utilizados na ferramenta? A CGU armazena os arquivos?
Toda a comunicação do cliente com a Plataforma Fala.BR é realizada através de protocolo criptografado (https) e para a funcionalidade de tarjamento, em questão, todos os dados são processados em memória.
Na arquitetura atual desta funcionalidade do sistema, não há armazenamento de dados em mídia local da CGU. Todos os dados encaminhados ao Fala.BR são processados no ambiente de infraestrutura de nuvem AWS da CGU.
23. Onde consulto o Manual da ferramenta de tarjamento?
O Manual da ferramenta de tarjamento pode ser acessado pelo link: https://falabr.cgu.gov.br/web/pdf/Manual_Tarjamento_Falabr.pdf