Notícias
ESTRATÉGIA
CGU promove a primeira reunião de membros plenos da RedeLAI
Secretária Nacional de Acesso à Informação, Ana Túlia de Macedo, manifestou satisfação com a diversidade regional da Rede
A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, no dia 14 de agosto, a primeira reunião de membros plenos da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI), que contou com a participação de representantes de órgãos responsáveis pelo monitoramento e promoção da transparência ativa ou passiva de estados e capitais que concluíram o processo de adesão.
A Secretária Nacional de Acesso à Informação (SNAI), Ana Túlia de Macedo, destacou a importância da criação da Rede para o fortalecimento da LAI em nível nacional e como o projeto é estratégico para a CGU. Ela também manifestou satisfação com a diversidade regional com a qual já conta a Rede, o que enriquece as trocas e suas entregas.
O encontro foi um espaço para atualização sobre o arranjo da Rede e as adesões; apresentação e compartilhamento da proposta de Regimento Interno para análise e contribuições; orientação para a apresentação de ações pelos membros para 2025; exposição da proposta de pauta da 1ª Assembleia Geral da RedeLAI, agendada para o dia 17 de setembro de 2024 e terá formato híbrido; e também para troca de experiências e a integração entre os membros.
A proposta de Regimento Interno da RedeLAI está sendo discutida e aprimorada pelo grupo de trabalho composto para sua formulação no âmbito do Compromisso 4 da Parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).
Saiba mais
A RedeLAI, lançada em maio de 2024, já conta com 33 membros plenos aderentes. Neste ano, a adesão está limitada aos órgãos com competência de supervisão, monitoramento ou promoção da transparência ativa ou passiva dos estados, do Distrito Federal e das capitais.