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Capacitação
CGU capacita empregados dos Correios sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI)
No dia 26 de novembro de 2024, a Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com os Correios, realizou uma capacitação com foco no aprimoramento do atendimento aos pedidos de acesso à informação. Com o tema “Respondendo pedidos de forma efetiva”, o treinamento reuniu cerca de 70 empregados públicos de todas as diretorias da empresa, reforçando boas práticas e orientações essenciais para fortalecer o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
A capacitação abordou tópicos essenciais, como:
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Elementos para uma resposta de qualidade, com destaque para os pontos previstos nos normativos e, ainda, com ênfase para a construção de respostas claras e objetivas, alinhadas aos princípios de linguagem simples;
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Diretrizes sobre restrições de acesso e hipóteses de não atendimento, com o intuito de uniformizar os entendimentos;
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Aplicação harmônica entre a LAI e a LGPD, com apresentação dos principais enunciados e entendimentos sobre o tema.
O evento foi conduzido por servidoras Jessica Cristina Santos, Mariana Pereira e Solange Reinheimer Brito, que trouxeram uma abordagem prática e didática ao treinamento. Também esteve presente a Ouvidora e Autoridade de Monitoramento LAI dos Correios, Viviane Juvenal Marques, que destacou a importância da parceria institucional para fortalecer a transparência pública.
A capacitação é mais um exemplo do compromisso da CGU e dos Correios em promover a eficiência no atendimento ao cidadão, com o intuito de construir um governo mais acessível e próximo da população. Com a iniciativa busca-se fortalecer a confiança entre sociedade e Estado, promovendo o controle social e o exercício da cidadania por meio da melhoria no serviço de prestação da informação.