Integração
AÇÕES CONJUNTAS
O SISBIN apresenta histórico de aprofundamento progressivo dos laços de cooperação entre os órgãos parceiros. Operações conjuntas e a mobilização dos centros de Inteligência nacional (CIN) e regionais (CIRs) em momentos de grande impacto para o país evidenciam o sucesso do modelo de coordenação do Sisbin conduzido pela ABIN no exercício de suas atribuições como órgão central.
CENTROS DE INTELIGÊNCIA
A ABIN, como órgão central, pode instituir centros integrados de Inteligência para a cooperação entre os órgãos e as entidades integrantes do Sisbin, com vistas à atuação nacional, regional, estadual, distrital ou municipal, de forma sistemática ou esporádica.
Os centros de Inteligência são ativados em situações que demandam acompanhamento contínuo de eventos políticos e sociais de relevância nacional. Alguns exemplos são posse presidencial, reuniões de cúpula, visitas de chefes de Estado e de governo, Conferência das Nações Unidas, operações interagências e grandes eventos esportivos.
O órgão central pode solicitar às entidades integrantes do Sisbin a designação de representantes para atuarem nos centros. Também há a possibilidade de convidar especialistas, cidadãos com notório saber e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, não integrantes do Sisbin, para participar de atividades específicas.
AGENDA NACIONAL
A agenda de trabalho do Sisbin prevê reuniões semestrais de cúpula, em que são estabelecidas as diretrizes e as necessidades gerais de conhecimento de Inteligência. As reuniões ordinárias e extraordinárias são realizadas em Brasília/DF, na sede da ABIN. Autoridades do primeiro e segundo escalão dos órgãos federais integram o Sistema.
Há ainda reuniões periódicas, com presença total ou parcial dos órgãos do sistema, organizadas para tratar de temas específicos e assuntos imediatos. Nos encontros, os órgãos compartilham conhecimentos, analisam conjuntamente cenários de interesse da Inteligência e estabelecem necessidades pontuais de informações para a produção de relatórios.
AGENDA ESTADUAL
Em cada estado da federação, as superintendências estaduais da ABIN organizam reuniões regionais do Sisbin. As unidades locais dos órgãos federais e instituições estaduais e municipais participam.
Os encontros reproduzem o modelo de atuação do Sisbin nacional, promovendo intercâmbio regular de informações e mobilizando os Centros Regionais de Inteligência nos grandes eventos, nas operações interagências e em outras ocasiões específicas.