Ouvidoria
O QUE É?
É o canal de comunicação da sociedade com a ABIN, espaço em que o cidadão pode manifestar-se enviando dúvidas ou colaborações. Ela também presta assistência ao diretor-geral e trata reclamações, denúncias, elogios e sugestões endereçados ao órgão.
As manifestações devem ser encaminhadas, preferencialmente, por meio do Fala.Br – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, canal oficial para registro das manifestações de ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, solicitações, sugestões e pedidos de simplificação) e pedidos de acesso à informação.
Ao registrar a manifestação no Fala.Br, um Número Único de Protocolo será gerado (NUP), e a resposta formal será enviada de acordo com a opção escolhida pelo cidadão. O sistema funciona 24 horas e é gerenciado pela Controladoria-Geral da União (CGU). Para consultar as estatísticas da Ouvidoria da ABIN, acesse o Painel Resolveu?, disponível em http://paineis.cgu.gov.br/resolveu/index.htm.
ORIENTAÇÕES
- Ao cadastrar a mensagem, preencha corretamente os campos do formulário eletrônico, a fim de que possamos responder com precisão. Escolha o tipo de manifestação que deseja fazer: elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias.
- Em caso de dúvidas sobre Concurso Público e ingresso na ABIN, consultar a área Concurso, na qual há todas as informações. A ABIN não oferece estágios e não aceita voluntários.
- Pedidos de informação devem ser enviados por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Presidência da República.
- A Ouvidoria não responde a cópias de matérias jornalísticas. Em caso de contato sobre questões relativas à imprensa, contatar a Assessoria de Comunicação Social da ABIN.
HISTÓRICO
A Ouvidoria da ABIN foi criada por decreto, em 9 de dezembro de 2005, e instituída em 2006. Desde então, seu trabalho tem se pautado no aprimoramento do desempenho da ABIN, em consonância com os princípios da administração pública, e tem buscado fortalecer a cultura de transparência e de respeito aos direitos do cidadão, conciliando-os com as regras e os princípios que regem a atividade de Inteligência.
LEGISLAÇÃO
- Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Lei de Acesso à Informação.
- Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012 – Regulamenta a LAI e dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição.
- Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 – Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
- Decreto nº 9.094/2017 – Regulamenta dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 , dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário;
- Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados.
- Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018 – Regulamenta a Lei nº 13.460 e institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal.
- Decreto nº 10.153, de 3 de dezembro de 2019 – Dispõe sobre as salvaguardas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta;
- Instrução Normativa nº 6 OGU, de 28 de junho de 2018 - Regulamenta o inciso IX do art. 13 do Anexo I do Decreto nº 8.910, de 22 de novembro de 2016, e institui o Programa de Formação Continuada em Ouvidoria;
- Portaria nº 1181/2020 – CGU – Dispõe sobre critérios e procedimentos para a nomeação, designação, exoneração, dispensa, permanência e recondução ao cargo ou função comissionada de titular da unidade setorial de ouvidoria no âmbito do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal – SisOuv;
- Portaria nº 581/2021 – CGU – Estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, instituído pelo Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, dispõe sobre o recebimento do relato de irregularidades de que trata o caput do art. 4º-A da Lei nº 13.608, de 10 de janeiro de 2018, no âmbito do Poder Executivo federal, e dá outras providências.
RELATÓRIOS
– Relatório de Gestão da Ouvidoria da ABIN - 2023
– Relatório de Gestão da Ouvidoria da ABIN - 2022
– Relatório de Gestão da Ouvidoria da ABIN - 2021
– Relatório de Gestão da Ouvidoria da ABIN - 2020
– Relatório Estatístico da Ouvidoria – Janeiro de 2019
– Relatório Estatístico da Ouvidoria – Dezembro 2018
– Relatório Estatístico da Ouvidoria – Novembro 2018
– Relatório Estatístico da Ouvidoria – Outubro 2018
– Relatório Estatístico da Ouvidoria – Setembro 2018
– Relatório Estatístico da Ouvidoria – Agosto 2018
– Relatório Estatístico da Ouvidoria – Julho 2018
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