O Nupi
O Núcleo de Pesquisa em Inteligência da Esint (Nupi) reúne pesquisadores de formações, trajetórias e afiliações institucionais diversas com o objetivo comum de desenvolver pesquisas que contribuam para ampliar o conhecimento e a reflexão sobre a Atividade de Inteligência no Brasil.
A atuação do Nupi é pautada pela compreensão de que a transformação gradual das concepções e práticas concernentes às áreas de inteligência e segurança, em interação com a sociedade, contribui para o fortalecimento da democracia e para o aprimoramento da Atividade de Inteligência em consonância com os preceitos constitucionais e legais.
O Nupi vincula-se ao Programa de Pós-Graduação da Esint, que oferece formação em nível de pós-graduação para os quadros da ABIN e para profissionais de inteligência dos órgãos do Sisbin. É composto por uma comissão executiva e quadro de pesquisadores associados.
O Nupi também é responsável pela Revista Brasileira de Inteligência.
Linhas de Pesquisa
Estudos de Inteligência
Compreende abordagens historiográficas, sociológicas, antropológicas, políticas e filosóficas sobre as relações entre a atividade de inteligência, o Estado e a sociedade, incluindo pesquisas dedicadas a compreender como a inteligência enquanto instituição, organização e ator coletivo interage com seu entorno político e social. Além disso, compreende também o estudo de aspectos relacionados às práticas, processos, produtos e agentes, ou seja, “como” se faz inteligência. Por fim, a linha comporta também pesquisas com abordagens históricas e estruturais sobre os serviços e sistemas de inteligência.
Temas de Inteligência
Compreende pesquisas sobre temas contemporâneos de relevância global e com impactos para a segurança e o desenvolvimento das pessoas e das instituições, em abordagens que privilegiam a atuação da inteligência de Estado. Os temas prioritários são segurança da democracia, crise climática, mercados criminais, segurança cibernética, soberania digital e segurança internacional.
Estudos de Futuro
Compreende pesquisas voltadas ao levantamento, análise, avaliação, comparação, sistematização, aprimoramento e desenvolvimento de métodos, técnicas e modelos destinados a apoiar a elaboração de estudos prospectivos, bem como sua aplicação a temas e situações concretos relevantes para o Brasil.