Campanha #JogoLimpo
Com a missão de consolidar a cultura antidopagem em âmbito nacional, por meio de ações de educação, a ABCD lança mão, desde a sua criação, em 2011, de uma importante ferramenta de disseminação de informação para unificar a luta contra a dopagem no esporte: a CAMPANHA #JOGOLIMPO, uma derivação do exemplo da Agência Mundial Antidoping – AMA-WADA, cujo lema é o #PlayTrue.
A CAMPANHA #JOGOLIMPO e suas logomarcas são uma estratégia de atuação da ABCD para o amplo e permanente combate contra a dopagem, que comporta inúmeros programas, projetos e ações no desenvolvimento da antidopagem no Brasil. Visa sensibilizar, conscientizar e dar ampla divulgação a fatos e conteúdo antidopagem de interesse geral.
Abaixo as estratégias e ações já realizadas pela ABCD:
Desde 2011 - #JOGOLIMPO. Marca e conceito criados pela ABCD para reforçar o comportamento ético no esporte e estimular a assimilação dos valores do esporte no ambiente de competição.
Em 2014 - #SOUMAISEU. Conceito criado para disseminar a cultura antidopagem, valorizando a técnica, o talento, a dedicação aos treinamentos e a determinação do atleta para alcançar melhores resultados nas competições sem recurso a substâncias e/ou métodos proibidos. O atleta que confia em si mesmo não precisa da dopagem, mas de treino, esforço e garra.
O lançamento do conceito aconteceu nas Paralimpíadas Escolares 2014. A ABCD esteve nos três dias de competições (25 a 27/11) com um estande feito em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. Os atletas, entre 12 e 17 anos, aprenderam a importância de competir livre da dopagem participando de jogos, como cruzadinhas e caça-palavras, vídeos, quiz e o torneio ABCD SabeTudo Antidopagem, com direito a troféu e pódio. A ABCD fez, também, palestras para os Atletas estudantes.