Como é feito o Controle de Dopagem?
-
-
Planejamento
O planejamento reflete a estratégia da seleção de atletas que podem ser notificados por qualquer uma das seguintes entidades: Agência Mundial Antidopagem, ABCD, Comitê Organizador do Evento, Comitê Olímpico Internacional, Comitê Paralímpico Internacional, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Confederação Nacional ou Federação Internacional de qualquer modalidade esportiva.
-
Seleção de Atletas
Os Controles podem acontecer Em-Competição ou Fora-de-Competição.
Para os Controles Em-Competição, o atleta pode ser selecionado por sorteio, com base na classificação obtida ou outro critério específico.
Para os Controles Fora-de-Competição, o atleta pode ser selecionado por sorteio ou por uma forma dirigida, sem aviso prévio.
Lembre-se: para efeito de Controle de Dopagem, o Código Mundial Antidopagem define que o Atleta Nacional é aquele que foi selecionado para integrar o Grupo Alvo de Testes da ABCD. Já o Atleta Internacional, é aquele que foi selecionado por sua Federação Internacional para integrar o Grupo Alvo de Testes da Federação Internacional.
Entenda melhor:
Se o atleta participa de Competições Internacionais, sua Federação Internacional pode incluí-lo no Grupo Alvo de Testes dela. Assim, a Federação Internacional do atleta passa a ser a responsável por realizar o Controle de Dopagem dele.
Se o atleta participa de Competições Internacionais e não foi escolhido para compor o Grupo Alvo de Testes dela ou se o atleta participa apenas de Competições Nacionais, a ABCD pode incluí-lo em seu Grupo Alvo de Testes.
Eventualmente, a ABCD pode testar um atleta brasileiro que está no Grupo Alvo de Testes de sua Federação Internacional.
Fique atento! Qualquer atleta filiado a uma Confederação Brasileira pode ser submetido ao Controle de Dopagem.
-
Notificação do Atleta
Quando você for selecionado para o Controle de Dopagem, você será notificado por um Agente de Controle de Dopagem para fazer o teste, que se identificará e passará a acompanhá-lo até que você forneça a amostra para exame. O atleta precisa assinar a Notificação para realização do Controle de Dopagem.
O Agente pode ser um Oficial de Controle de Dopagem - DCO ou um Escolta. Você deverá mostrar um documento de identificação com foto. Depois disso, você será acompanhado pelo Agente até a Estação de Controle de Dopagem, onde ele permanecerá com você o tempo todo, desde o momento da notificação até o final do processo.
-
Coleta de Amostras
Ao chegar à Estação de Controle de Dopagem, você é informado sobre seus direitos e deveres e sobre qualquer modificação necessária para atender você, caso seja menor de idade ou precise de alguma necessidade especial.
Coleta de Urina
Na Estação, você pode beber água e isotônicos para estimular a produção de urina. Observe se a embalagem fornecida se encontra íntegra, sem sinais de ter sido violada.
Depois de informar seus dados pessoais ao Oficial de Controle de Dopagem, você escolhe um copo para coleta de amostras entre os que forem oferecidos. Confira para ter certeza de que a embalagem está lacrada e intacta. No momento da coleta, o DCO/Escolta também acompanha você. Isso porque ele precisa ter uma visão direta do fornecimento de urina. É necessário completar, no mínimo, 90 ml de urina com uma densidade adequada aos exames. Você deve permanecer com o controle de sua amostra de urina, ou seja, você deve tomar conta do seu copo coletor para ninguém mais tocá-lo, a menos que você peça.
Se o volume de urina fornecido for inferior ao mínimo necessário, você vai precisar fornecer uma nova amostra. A primeira parte coletada é temporariamente fechada para, mais tarde, ser misturada com a nova parte de urina coletada. Quando estiver pronto, escolha um novo copo para coletar o restante de urina.
Em seguida, são oferecidos a você pelo menos três kits selados. Você escolhe um deles, que será utilizado para transportar sua urina até o laboratório. Abra e confira se os frascos para as amostras “A” e “B” estão corretos, ou seja, lacrados, limpos e intactos, com o número de identificação correspondente ao da embalagem externa. Você será identificado por esse número e sua identidade não será revelada ao laboratório. Somente a ABCD saberá qual o número da embalagem que corresponde à sua amostra de urina.
Sob a orientação do DCO, você despeja a urina coletada nos frascos “A” e “B”, sendo que no “A” deverá ter um mínimo de 60 ml e no “B”, um mínimo de 30 ml. Em seguida, antes de lacrar os frascos, você deve arrumá-los na caixa da embalagem. O DCO checa a densidade da sua urina. Se estiver muito diluída, esse detalhe será registrado no formulário e você deverá fornecer uma nova amostra.
Amostra de Sangue
O procedimento de coleta de sangue é semelhante ao utilizado na coleta de urina, com pequenas alterações:Antes da coleta da amostra, você deve ficar sentado por pelo menos dez minutos. O Oficial de Coleta de Sangue – BCO só poderá iniciar a coleta quando passadas duas horas do término do seu treino ou competição, caso tenham sido realizados. Portanto, se você treinou ou competiu duas horas antes de ser notificado, você deve avisar ao DCO ou ao BCO. Você deve permanecer sob a observação do Agente de Controle, até terminar todo o processo de coleta de amostras.
Após apresentar a você a identificação e qualificação, o BCO escolhe a melhor veia do seu braço ou de sua mão. Será coletada uma quantidade suficiente de sangue para atender aos exames necessários, mas não poderá ser retirado mais do que 19ml. Em seguida, o BCO retira a agulha e aplica um curativo na área. Apenas um pequeno volume de sangue é retirado, para você não sofrer nenhum efeito colateral.
Formulário de Controle de Dopagem
O DCO vai registrar todos os detalhes da coleta de sua amostra no Formulário de Controle de Dopagem antes de pedir para você conferir todas as informações. O DCO vai pedir que você revele todo e qualquer medicamento ou suplemento que tiver tomado nos últimos sete dias. Você também pode escrever qualquer comentário, relato ou observação sobre os procedimentos do Controle de Dopagem ou sobre qualquer outro aspecto da coleta.
Quando o Formulário de Controle de Dopagem estiver preenchido, você deve conferir todas as informações. Se estiver de acordo, você assina o formulário. O DCO também assina seu formulário antes de destacar uma cópia e entregá-la a você.
Você deve exigir sua cópia e guardá-la com você em local seguro. -
Trnasporte de Amostras
As amostras são enviadas sob cadeia de custódia (ou seja, seguindo um rigoroso procedimento para garantir a segurança e a manutenção das características do material coletado) para um laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidopagem.
-
Análise de Amostras
A amostra “A” é analisada de imediato e a amostra “B” ficará armazenada em local seguro, em condições de ambiente ideais para manutenção da qualidade das amostras.
Caso a amostra “A” apresente um Resultado Analítico Adverso (positivo para dopagem), você será informado pela ABCD e poderá decidir se vai ou não pedir a análise da amostra “B” para contestar o resultado inicial. -
Gestão de resultados
Todo atleta que comete uma Violação às Regras Antidopagem pode sofrer as punições previstas no Código Mundial Antidopagem.
O atleta pode recorrer das sanções impostas apelando junto à Justiça Esportiva, sendo que a última e definitiva instância é a Corte Arbitral do Esporte – TAS.
Segundo a nova versão do Código 2015, os casos comprovados de Dopagem no Esporte impõem ao atleta uma suspensão mínima de quatro anos se comprovada conduta intencional. Nos casos de reincidência, a sanção pode chegar, até mesmo, ao banimento do Esporte.
-
Planejamento