Notícias
#JOGOLIMPO
Programação do terceiro Seminário Brasileiro Antidopagem terá dia dedicado à imprensa
Foto: Abelardo Mendes Jr./ Min. Cidadania
A programação do 3º Seminário Brasileiro Antidopagem está fechada. O evento virtual será entre 23 e 25 de junho, com um dia dedicado à gestão esportiva, outro à ciência antidopagem e um à imprensa, novidade para esta edição. Os jornalistas Luiz Felipe Prota e Erich Beting são os convidados e vão falar de suas experiências em coberturas sobre o tema.
“O 3º Seminário Brasileiro Antidopagem marca uma iniciativa da ABCD para estabelecer uma comunicação assertiva e educacional para todos os atores do cenário esportivo nacional. Ele é um evento completo e tentamos buscar públicos-alvo variados em cada um dos dias”, destacou Anthony Moreira, diretor técnico da ABCD.
Com início sempre às 18h45 e duração de uma hora e meia, o seminário é promovido pela ABCD junto aos seus parceiros institucionais e contará com palestras, mesas redondas e painéis. “O evento é voltado para atletas, treinadores, equipes de apoio, médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, preparadores físicos, todo esse aparato do atleta de alto rendimento e, no último dia, que geralmente dedicamos às questões jurídicas, neste ano incluímos também atores da imprensa”, detalhou Moreira.
O objetivo é promover um amplo acesso à informação oficial e disseminar a cultura antidopagem pelo país. No primeiro dia do seminário a temática será em torno da “Gestão Esportiva Antidopagem”, com público-alvo prioritário composto por dirigentes, comissões técnicas e pessoal de apoio aos atletas. A abertura será feita pelo secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e, em seguida a secretária nacional da ABCD, Luisa Parente, fará uma palestra sobre os sistemas nacional e internacional antidopagem.
As palestras seguintes serão feitas por representantes da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA) e da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP). "A proposta é mostrar como é conduzida a gestão antidopagem pelo mundo dentro do contexto da política universal estabelecida pela AMA-WADA e assinada pelos países e organizações", comentou Luisa Parente.
No fim, uma mesa redonda com convidados do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) vai debater modelos e propostas de gestão e boas práticas em antidopagem.
No dia 24 de junho, a abordagem será sobre “Considerações Técnicas e Científicas sobre a Antidopagem”, voltada para atletas, pessoal de apoio e comunidade esportiva em geral. As palestras contarão com representantes da ABCD, da Comissão de Autorização de Uso Terapêutico (CAUT), da Comissão Nacional de Atletas (CNA), do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Além disso, o endocrinologista Ricardo Oliveira falará dos riscos da prescrição e uso de suplementos, um tema prioritário para a Gestão de Resultados da ABCD e da Justiça Desportiva Antidopagem (JAD), uma vez que tem sido recorrente casos de violação de regra decorrente do uso indiscriminado e arriscado especialmente de suplementos manipulados.
No último dia do seminário, o tema será “Comunicação Antidopagem Assertiva e Responsável”, com público-alvo composto por profissionais da imprensa, gestores, comissão técnica, pessoal de apoio e comunidade esportiva em geral. As palestras serão ministradas pelo procurador geral da JAD, Caio Medauar, e pelo jornalista Luiz Felipe Prota. Um painel técnico com convidados do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), da JAD e com o jornalista Erich Beting será realizado antes do encerramento do seminário.
Para se inscrever no evento, o interessado deve preencher o seguinte formulário . Ao final do seminário, os participantes receberão um certificado.
A transmissão do seminário será feita pelo Youtube (clique aqui).
Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania