Notícias
Educação
Profissionais da Justiça Desportiva Antidopagem recebem treinamento sobre nova Lista de Substâncias e Métodos Proibidos
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem realizou um treinamento para membros do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) e para o corpo técnico da própria ABCD, nesta quinta-feira (17.02). O objetivo foi capacitar os profissionais sobre a nova Lista de Substâncias e Métodos Proibidos, atualizada anualmente.
Com a participação de 25 pessoas, o treinamento remoto foi considerado de suma importância para o diretor executivo da ABCD, Fernando Nardes. “A capacitação foi realizada pela Comissão de Autorização de Uso Terapêutico (CAUT), formada por médicos especialistas nas áreas que detém o conhecimento necessário para treinar os membros do TJD-AD e da ABCD para condução e julgamento dos futuros processos de violação de regra antidopagem”, explicou.
O foco específico do treinamento foram as modificações da Lista de 2022 em relação a do ano passado, além dos corticosteróides, classe de substâncias que passou a ter quase todas as vias de administração proibidas. Os médicos Eduardo Henrique De Rose, Roberto Nahon, Rogério Friedman e Ivan Pacheco, que é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – deram as palestras e tiraram as dúvidas dos participantes.
“Esta é mais uma ação que integra o planejamento estratégico da ABCD, no sentido de qualificar o nosso próprio corpo técnico e de todos os que integram o Sistema Brasileiro Antidopagem. Dessa forma, difundimos informação qualificada e acrescentamos ainda mais qualidade às ações e política de combate à dopagem no esporte, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Agência Mundial”, destacou a secretária nacional da ABCD, Luisa Parente.
O treinamento para os profissionais da Justiça foi mais uma ação educacional da ABCD para promover o Jogo Limpo. A parceria com comitês, confederações, federações e clubes também tem ampliado a capilaridade das iniciativas e integra o plano de ações da Autoridade.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania