Notícias
ABCD
Nomeados os integrantes do Fórum Brasileiro Antidopagem
Secretária Nacional da ABCD, Luisa Parente, ocupará a Presidência do Fórum. Foto: Abelardo Mendes Jr/ Ministério da Cidadania
O Fórum Brasileiro Antidopagem tomou forma com a nomeação dos 11 membros titulares e seus respectivos suplentes, de acordo com a Portaria nº 529, publicada nesta terça-feira (10.11) no Diário Oficial da União (DOU). A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) ocupará a Secretaria-Executiva do órgão. A primeira reunião do grupo será virtual e está marcada para 24 de novembro.
Esse primeiro encontro servirá para definir atribuições, responsabilidades e metodologia dos encontros, para as apresentações dos planos e programas antidopagem dos diferentes participantes, do histórico e justificativas da Convenção da Unesco, do projeto do Programa de Educação Antidopagem da ABCD, dentre outros assuntos.
“Temos uma expectativa muito grande com a criação do Fórum, de unir os atores no combate à dopagem e fortalecer o Jogo Limpo. Queremos conhecer mais a fundo os planos antidopagem de cada entidade, mais precisamente do COB e do CPB, alinhar mais ações conjuntas com a Anvisa e a Polícia Federal, e enriquecer o programa de educação da ABCD a ser implementado em todo o Brasil em 2021”, afirmou a secretária nacional da ABCD, Luisa Parente.
Os outros integrantes são das seguintes instituições e órgãos: Anvisa; Comissão de Autorização de Uso Terapêutico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem; Comissão Nacional de Atletas; Comitê Olímpico do Brasil; Comitê Paralímpico Brasileiro; Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; Justiça Desportiva Antidopagem; Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem; Polícia Federal e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
Instituído pelo Decreto Presidencial nº 10.510, o Fórum atuará como Plataforma Nacional de Conformidade, ou seja, terá o papel de observar se o Decreto 6.653/2008, que promulga a Convenção Internacional Contra o Doping no Esporte, está sendo cumprido.
A iniciativa cumpre uma exigência da Unesco para que os Estados sigam em conformidade com as diretrizes mundiais para o controle da dopagem no esporte. Além disso, o fórum pode propor estratégias à ABCD e diretrizes ao Conselho Nacional do Esporte, e terá que fornecer dados, cooperar e auxiliar na tarefa de combate à dopagem.
FÓRUM BRASILEIRO ANTIDOPAGEM
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD (Secretaria-Executiva)
Luisa Parente Ribeiro Rodrigues de Carvalho
Anthony Ruy Cunha Moreira (suplente)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Leonardo Nascimento Santos
Moema Luisa Silva Macedo (suplente)
Comissão de Autorização de Uso Terapêutico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (CAUT/ABCD)
José Kawazoe Lazzoli
Ivan Pacheco (suplente)
Comissão Nacional de Atletas (CNA)
Mosiah Brentano Rodrigues
Simone Camargo Rocha (suplente)
Comitê Olímpico do Brasil (COB)
Christian Farias Trajano
Vinicius Onofre Loyola (suplente)
Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)
Hesojy Gley Pereira Vital da Silva
Roberto Vital (suplente)
Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD)
Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira
Raquel Lima (suplente)
Justiça Desportiva Antidopagem (JAD)
Tatiana Mesquita Nunes
Guilherme Faria da Silva (suplente)
Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD)
Henrique Marcelo Gualberto Pereira
Monica Costa Padilha (suplente)
Polícia Federal
Fabiano Emidio de Lucena Martins
Tony Gean Barbosa de Castro (suplente)
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
Ivan Pacheco
Marcos Vinicius Mariano da Silva (suplente)
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania