Notícias
O desempenho de cada membro é fundamental para a manutenção da integridade no ambiente esportivo
Encontro do VII Fórum Brasileiro Antidopagem da ABCD
O VII Fórum Brasileiro Antidopagem foi realizado nesta terça-feira (14/11). O fórum é a plataforma nacional de conformidade perante a Unesco, tendo como objetivo principal a padronização da política antidopagem entre os membros da Convenção das Partes (COP), além de observar se o Decreto 6.653/2008, que promulga a Convenção Internacional Contra o Doping no Esporte, está em cumprimento.
Compõem o Fórum 11 entidades, órgãos e instituições nacionais, cada uma com papel fundamental de contribuir, em parceria com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), na implementação da política antidopagem no Brasil.
Durante a reunião foram abordados temas relevantes. Dentre os principais, os avanços na avaliação e no diagnóstico da situação do sistema logístico que impacta diretamente no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), o que possibilitará que o Brasil estabeleça seu protagonismo, atendendo países da América Latina, recebendo amostras biológicas de países vizinhos, colaborando assim com o desenvolvimento da região.
Foram definidos também os pontos de atenção que serão trabalhados pelo grupo, como o fortalecimento do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDAd) e as melhorias estruturais necessárias ao LBCD.
“O desempenho de cada membro do fórum é fundamental para manutenção da integridade no ambiente esportivo e na luta contra a dopagem. A reunião foi fundamental para falar das conquistas alcançadas ao longo do ano, e, acima de tudo, para alinhar e avançar na política antidopagem. A defesa do Jogo Limpo é responsabilidade de todos nós”, afirmou a presidente da ABCD, Adriana Taboza.
As entidades e representantes que participaram do VII Fórum Brasileiro Antidopagem foram Adriana Taboza, presidente da ABCD; Cristiane Vera de Araújo, coordenadora-geral da ABCD; Moema Luísa Silva Macedo, coordenadora de Controle e Comércio Internacional de Produtos Controlados da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa); José Kawazoe Lazzoli, presidente da Comissão de Autorização de Uso Terapêutico (CAUT/ABCD); Juliana Mourão, atleta-membro da Comissão de Atletas do COB (CACOB); Michele Pedroza, coordenadora do Comitê Olímpico do Brasil (COB); dr. Hésojy Gley Pereira, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); dr. Caio Medaur, do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD); dr. João Antônio de Albuquerque e Souza, do TJDAd Antidopagem; prof. dr. Henrique Marcelo Pereira, do LBCD; Fernando Carmelo Torres, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esforço (SBMEE); e Daniel Mostardeiro Cola, delegado da Polícia Federal.
Como convidados especiais também fizeram parte do encontro André Siqueira, presidente do Instituto Jogo Limpo; e Frederico Perroni, gerente do Escritório da América Latina da AMA/WADA (Agência Mundial Antidopagem).
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte