Notícias
ANTIDOPAGEM
Cúpula da Integridade Esportiva Brasileira promove painel para dialogar com o atleta
Imagem de divulgação
A Terceira Cúpula da Integridade Esportiva Brasileira, que aconteceu nesta quinta-feira (5), no Museu do Futebol, em São Paulo, contou com a participação da secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, e representantes do Ministério do Esporte.
No painel “Empoderando atletas: navegando pela integridade, jogo justo e vulnerabilidades no esporte”, a coordenadora de Autorização de Uso Terapêutico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) Angélica Almeida falou sobre a atuação da secretaria na regulação da antidopagem no Brasil.
“O ponto principal que temos que estar atentos é a educação. Estamos buscando levar a educação no esporte de alto rendimento. Temos estabelecido várias políticas de educação, desde a implementação do Padrão Internacional de Educação da Agência Mundial Antidopagem e as nossas ações de educação tem refletido muito nessa característica que é a questão da integridade esportiva”, afirmou Angélica.
“Essa temática é relevante, nova e atual. Tratamos do atleta, que está na ponta do processo e é o elo mais frágil. Quando a gente fala das proibições, no contexto da antidopagem, não falamos somente do desempenho, mas da proteção da saúde do atleta, até quando ele não for mais atleta”, completou.
O painel contou com a participação da ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos, além de figuras importantes do setor esportivo global, incluindo autoridades, atletas, reguladores e especialistas, que falaram sobre os principais programas de prevenção de educação de equipes e jogadores, bem-estar dos atletas e o papel que a tecnologia desempenha na identificação de fraudes.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte