Notícias
Parceria entre ABCD e universidade tem como objetivo inserir a antidopagem nos cursos de educação física
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem realiza ação educacional antidopagem na UFSM
Com o tema “Educação Antidopagem”, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) participou nesta terça-feira (29/8) de uma ação educativa no Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, promovido pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), contou com a presença da presidente da ABCD, Adriana Taboza, e marcou a aula inaugural dos cursos de educação física da universidade.
Ao todo, 180 alunos universitários participaram do evento, abordando a importância da antidopagem para os futuros profissionais de educação física. Um dos pontos mais interessantes foi a inserção do tema educação antidopagem em algumas disciplinas do curso de educação física como: fisiologia geral, fisiologia do exercício e bioquímica.
A ABCD possui atualmente em vigência com a UFSM um acordo de cooperação técnica, com o objetivo de inserir ações de caráter científico e educativo no âmbito acadêmico sobre o uso de substâncias e/ou métodos proibidos no esporte nos cursos de educação física.
A presidente da ABCD foi recebida pelo reitor Luciano Schuch e conheceu também as instalações do CEFD. Além disso, concedeu entrevista para a Rádio UniFM 107.9, divulgando a importância da educação antidopagem nos cursos de educação física.
“A cooperação com universidades tem um papel fundamental na proteção do ambiente esportivo. Proporcionar o contato com a antidopagem ainda na formação de profissionais do esporte muda a perspectiva de atuação e a compreensão da responsabilidade que temos em relação ao jogo limpo. A Universidade de Santa Maria é precursora na inclusão da antidopagem na formação dos alunos, e essa parceria tem rendido excelentes resultados. Educação é o caminho,” ressaltou Adriana Taboza.
Recentemente essa parceria com a UFSM entregou duas etapas já concluídas, que estão disponibilizadas no site da ABCD. A primeira traz a análise do impacto das ações educacionais desenvolvidas pela ABCD em atletas olímpicos e paralímpicos. A segunda demonstra a análise do impacto de ações educacionais desenvolvidas pela ABCD em equipes de apoio ao atleta convocado para as olimpíadas e paralimpíadas de Tóquio 2020.