Notícias
Encontro faz parte da série de apresentações dos projetos das secretarias nacionais
Ações brasileiras na antidopagem são tema de reunião virtual da Comissão Nacional de Atletas
- Foto: Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br
Dando continuidade à série de encontros da Comissão Nacional de Atletas (CNA) com o objetivo de apresentar as políticas e os programas da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, os integrantes do grupo tiveram mais uma reunião virtual nesta quinta-feira (06.08). Desta vez, o tema foi a política de combate à dopagem no Brasil, por meio das ações conduzidas pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
Nós formalizamos um convite individual a todos os membros do CNA para que se tornem embaixadores da antidopagem. A ABCD vai estar à disposição para passar conteúdos, informações que eles possam reproduzir e nos ajudar nessa árdua tarefa de promover a educação antidopagem”
Luisa Parente, secretária nacional da ABCD
Além de apresentar o trabalho realizado no país em busca da promoção do jogo limpo, a secretária nacional da ABCD, Luisa Parente, aproveitou para convidar os integrantes da comissão para o Fórum Brasileiro Antidopagem, que está em tramitação para ser constituído. “Nós também formalizamos um convite individual a todos os membros para que se tornem embaixadores natos da antidopagem. Nesse sentido, a ABCD vai estar à disposição para passar conteúdos, informações que eles possam replicar, reproduzir e nos ajudar nessa árdua tarefa de promover a educação antidopagem no Brasil”, conta.
A ABCD tem a missão de consolidar a cultura antidopagem no país, por meio de ações de educação e controle. Para isso, a ideia é contar com a participação daqueles que são a maior referência para os atletas mais jovens. “Foi apresentada essa responsabilidade de coordenação da ABCD e como a gente precisa dos atletas que já são ídolos e que já têm muita história para contar, para que contem também essa história do jogo limpo”, comenta Luisa.
O encontro virtual contou com a presença de Mosiah Rodrigues, Hortência Marcari, Daniel Dias, André Heller, Flávia Delaroli, Humberto Panzetti, Luciane Dambacher, Simone Camargo, Lars Grael, Rafael Silva, Arnaldo de Oliveira Silva, Virna Dias, Renzo Agresta e Rosemar Coelho. No último dia 23, a CNA já havia se reunido para conhecer os programas da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis).
“A proposta é que a comissão se aproprie do que cada secretaria faz, entenda as políticas implementadas por cada uma. Estamos fazendo essa rodada de conversas para entender um pouco mais detalhadamente as ações de cada secretaria e, a partir daí, de fato conseguir atuar de forma mais assertiva”, explica o presidente da CNA, Mosiah Rodrigues.
Além das iniciativas da ABCD, a comissão também conversou sobre o novo edital do programa Bolsa Atleta, que ainda será levado aos demais colegiados de representação de atletas. Para a série de encontros também serão convidados o diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, Leonardo Castro, o secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, e o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania