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ABCD terá ação conjunta com outras autoridades nacionais no Dia Internacional do Jogo Limpo
Para celebrar o Dia Internacional do Jogo Limpo, neste 9 de abril, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) articulou junto a outras Autoridades Nacionais da América a adesão à campanha de mobilização internacional em prol de um esporte sem uso de métodos e substâncias proibidos. Países como Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Curaçau e Honduras integram a parceria para a divulgação conjunta de ações.
Os integrantes do Fórum Brasileiro Antidopagem também aderiram à campanha, são eles: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Comissão de Autorização de Uso Terapêutico da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (CAUT/ABCD); Comissão Nacional de Atletas (CNA); Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD); Justiça Desportiva Antidopagem (JAD); Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD); Polícia Federal e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Em 2021, a mensagem é: “O que Jogar Limpo significa para você?”, com as hashtags #PlayTrue e #PlayTrueDay. Além das publicações nos meios digitais, a Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA) estimula as Autoridades Nacionais a promoverem ações de conscientização e educação. No último ano, a campanha alcançou mais de 50 milhões de pessoas ao redor do globo.
A data simbólica é comemorada pela WADA desde 2014. O 9 de abril é dedicado a conscientizar atletas, comunidade esportiva e público em geral sobre a importância de se proteger o Jogo Limpo. A inspiração surgiu na Conferência de Educação da WADA de 2013, a partir da iniciativa de 17 países das Américas.
Secretária nacional da ABCD, Luisa Parente destaca a importância de se mostrar essa unidade internacional para promover o Jogo Limpo. “Somos todos pelo esporte livre de dopagem, pela proteção à saúde dos atletas e pela preservação dos valores do esporte”, disse.
Para fortalecer essa união, a diretora técnica da ABCD, Fernanda Bini, articulou com outros países do continente a promoção em conjunto da campanha. “A nossa visão estratégica é ser referência mundial em cultura antidopagem, seguindo a filosofia emanada pela WADA, que é a de cooperação. Então, todas as Autoridades Nacionais Antidopagem nascem com esse DNA e a ABCD procura sempre que possível convidar e integrar seus pares em suas ações”.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania