Notícias
Educação
ABCD realiza cursos de formação e atualização para mais de 100 agentes de controle de dopagem
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou um curso de formação para 62 agentes, nos dias 18 e 19 de dezembro, e de atualização para 41 oficiais da área, nesta quarta-feira (22.12).
A secretária nacional da ABCD, Luisa Parente, destacou que a ampliação do número de profissionais capacitados em antidopagem é uma das metas da entidade. “O nosso objetivo é estimular e reforçar o compromisso da comunidade esportiva com a ética e a prevenção. Termos profissionais qualificados e em número suficiente para atingir com qualidade a meta de testes é essencial para a nossa atuação pelo Jogo Limpo”.
O curso de formação para agentes de controle de dopagem abordou a história da antidopagem, principais conceitos, o Sistema Nacional Antidopagem, a missão e o papel da ABCD. Os profissionais tiveram ainda aulas sobre procedimentos técnicos e especiais, as atribuições da função de agente, dentre outros temas.
"O objetivo da realização do Curso de Formação é ampliar o número de agentes de controle antidopagem para que a ABCD atue continuamente de forma efetiva em todo Brasil", pontuou Crisitane Araújo, coordenadora de Educação da ABCD.
Já o curso de atualização, voltado para os oficiais de controle de dopagem e coleta de sangue, tem como objetivo qualificar profissionais que já atuam na área. O conteúdo do curso envolveu atualização sobre Lista de Substâncias e Métodos Proibidos, principais notificações de não-conformidades, padronização de procedimentos, Autorização de Uso Terapêutico (AUT) e questões administrativas e burocráticas da ABCD.
A Autoridade Brasileira tem atuado ainda na qualificação internacional de seus profissionais. Um time de 18 oficiais de controle de dopagem do Brasil está apto a atuar em qualquer competição mundial. Eles concluíram em outubro o curso de alto nível da Agência Internacional de Testes (ITA), fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado com a ABCD.
“Trabalhamos para elevar o nível da antidopagem em todos os aspectos. Nesse sentido, a cooperação internacional com entidades como a ITA nos coloca no patamar mais elevado sobre o tema. Por isso, incentivamos e damos todo o suporte para que esses profissionais se capacitem ainda mais”, concluiu Luisa Parente.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania