Notícias
Educação
ABCD realiza ação educativa no 40º Troféu Brasil de Atletismo
O 40º Troféu Brasil de Atletismo teve um atrativo para além das pistas. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou uma ação educativa com os competidores antes mesmo de a primeira prova ter início. Com tenda no local, a ABCD marcou presença no principal evento da modalidade no país e maior da América Latina. A competição também serviu para diversos atletas brasileiros top do ranking mundial ratificarem ou obterem índices para os Jogos de Tóquio.
“Temos estreitado os laços com as cofederações, clubes e comitês com o objetivo de cada vez mais ampliar o alcance das ações antidopagem de forma coordenada. A CBAt é uma grande parceira e permite essa capilaridade pela quantidade de atletas e pessoal de apoio que estão envolvidos em suas competições e, acima de tudo, possui a consciência da importância do Jogo Limpo para o atletismo”, destacou Luisa Parente, secretária nacional da ABCD.
Com público alvo composto por atletas, treinadores, dirigentes, pessoal de apoio e árbitros, o foco da atuação da ABCD foi na educação antidopagem, atingindo mais de 200 participantes do 40º Troféu Brasil de Atletismo, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de junho.
A tenda da ABCD simulou uma estação e contou com kits de controle de dopagem, que serviram para explicar como funciona os procedimentos de coleta de amostras. “Os objetivos dessa ação educacional foram instruir, ensinar e tirar dúvidas sobre como funciona o procedimento de controle de dopagem e explicar as ferramentas que temos para os mais diversos casos”, detalhou Bruno Silveira, técnico da ABCD, que realizou a atividade no Troféu Brasil.
“A procura foi elevada, porém obedecendo o limite de três atletas por rodada de explicação, respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19”, completou.
Com um novo Plano de Educação para 2021, a ABCD tem estreitado as parcerias com as entidades desportivas para realizar ações em prol do Jogo Limpo.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania