Notícias
ABCD realiza ação educacional antidopagem em São Luís do Maranhão durante o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos
Ação de educação antidopagem da ABCD
Na quinta-feira, dia 2 de maio, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou ação educacional antidopagem destinada a atletas, pessoal de apoio ao atleta e estudantes de educação física da Universidade Ceuma, que participaram do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Pesos Adulto em parceria com a Confederação Brasileira de Levantamentos de Pesos (CBLP).
O oficial de Controle de Dopagem da ABCD Alexandre Jun Ueda foi o palestrante da ação. “Algo de senso comum é a ideia de que, quando educamos sobre determinada tarefa, temos as menores chances de situações adversas para a realização dela. Para o conhecimento da antidopagem e dopagem, a regra é válida. A gama informações é muito grande. Os direitos e deveres dos atletas devem ser mantidos em atividade constantemente. Os cuidados com alimentação e medicamentos, suplementos e dietas miraculosas, idem. O atleta é responsável por tudo que ingere, alimentos ou medicamentos. É também responsável por uso de cremes e/ou pomadas. O papel da educação continuada é esse, educar para não punir.”
O evento ocorreu no Auditório da Universidade Ceuma, em São Luís/ Ma. Os principais temas abordados, a pedido da própria confederação, foram lista de substância e métodos proibidos. O Artigo 2.1.1 do Código Mundial Antidopagem destaca o Princípio da Responsabilidade Estrita, atletas do GAT e preenchimento de localização (whereabouts).
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte