Notícias
Confiança, credibilidade e grau de comprometimento dos agentes de controle de dopagem foram determinantes para elaboração do relatório.
ABCD participa do Programa de Observadores Internacionais dos Jogos Pan-Americanos
A convite da Agência Mundial Antidopagem (Wada) a coordenadora de Testes e Investigações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Maria Fernanda Carraca de Alcântara Frias, acompanhou, no período de 18 de outubro a 1º de novembro, como integrante do Programa de Observadores Internacionais, as operações de controle de dopagem nas competições dos Jogos Pan-Americanos, realizados em Santiago, no Chile.
Desenvolvido para aumentar a confiança dos resultados nas grandes competições esportivas, o Programa de Observadores foi implantado nos Jogos de Sidney, na Austrália, em 2000, com a finalidade de auditar a realização adequada de testes antidopagem e a credibilidade dos resultados obtidos pelos atletas na competição, assim como o grau de comprometimento das equipes de controle de dopagem.
O trabalho executado por especialistas de Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos consiste na observação da execução de testes antidopagem, tanto os das competições, como os realizados na Vila de Atletas, com a proposta de ações corretivas, quando necessárias. A ação se estende ao acompanhamento da validação das autorizações de uso terapêutico em situações em que atletas têm necessidade de tal autorização para fazer uso de medicamentos.
Após a realização desse procedimento, que se assemelha a uma auditoria, é produzido um relatório conjunto com todas as observações e medidas corretivas propostas pelos especialistas, a fim de apresentar a eficiência e a qualidade das operações de controle de dopagem realizadas durante a competição. “O documento serve como base para melhorar o padrão de execução a cada edição dos jogos, ou seja, será utilizado para minimização da ocorrência de falhas dos próximos jogos que acontecem daqui a quatro anos na Colômbia”, afirmou Maria Fernanda, representante do Brasil, como observadora, no Pan-Americano 2023.
Jogos Parapan-Americanos
Com experiência na área de paradesporto, Maria Fernanda, a convite do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), também participou do Time de Testes Antidopagem dos Jogos Parapan-Americanos. Na competição ela indicava as modalidades, selecionava os atletas com chance de medalhas, e planejava e executava os testes. “O convite para compor essa equipe demonstra o conhecimento, o controle, e como a ABCD está consolidada no cenário internacional pelo reconhecimento e valor do trabalho que vem sendo executado”, concluiu.
Assessoria de Comunicação - Ministério do Esporte