Notícias
ANTIDOPAGEM
ABCD participa de simpósio internacional na Bélgica
Foto: Divulgação
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) marcou presença no Symposium: NADOs and Laboratories: Working Together Towards Excellence, realizado na Universidade de Ghent, Bélgica, no período de 18 a 20 de setembro. O evento, organizado pelo Instituto de Organizações Nacionais Antidopagem (iNADO), reuniu especialistas de todo o mundo para discutir o papel das organizações antidopagem e laboratórios na luta contra a dopagem no esporte.
O simpósio abordou tópicos como a função das Unidades de Gestão de Passaportes Antidopagem (APMUs). No primeiro dia, os participantes debateram a importância desses passaportes na detecção de substâncias de difícil identificação. Já no segundo dia, o foco se voltou para a adaptação de planos de testes para atletas individuais, com ênfase nas necessidades exclusivas dos atletas paralímpicos e a integração de dados de desempenho para estratégias de teste mais eficazes.
Durante a sessão comemorativa, os integrantes discutiram a importância duradoura da antidopagem para o esporte justo, com ênfase nas Olimpíadas. Foram destacados, também, os desafios contínuos e a necessidade de cooperação global.
"Vivenciar essa experiência foi fundamental para termos a certeza de que estamos no caminho certo em relação ao trabalho desempenhado pela ABCD e pelo Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). A relação entre NADOs e laboratórios é complementar, e contribui para uma política antidopagem cada vez mais efetiva. A luta contra a dopagem no esporte é multidisciplinar, e cada parte tem um papel fundamental em prol do jogo limpo. Como precursor, o Laboratório de Ghent nos proporcionou discussões enriquecedoras, em que foi possível compreender outras realidades e encontrar novos caminhos para aprimorar nossa parceria com o LBCD”, afirmou a presidente da ABCD, Adriana Taboza.
O iNADO, grupo internacional das Organizações Nacionais Antidopagem, desempenha a promoção do fortalecimento da voz das organizações nacionais no cenário internacional. Jorge Levya, CEO da iNADO, disse que “ao lado de nossos estimados membros e colegas da Comunidade Antidopagem, estamos aqui para celebrar um marco notável - o 50º aniversário do DoCoLab na Universidade de Ghent, que é o mais antigo e um dos maiores laboratórios antidopagem da Europa."
Assessoria de Comunicação Social - MEsp