Notícias
Antidopagem
ABCD participa de reunião de negócios e do Fórum Internacional do Esporte Limpo, na Rússia e na Bielorrússia
A presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Adriana Taboza, e o coordenador-geral de Operações, Anthony Moreira, participaram de uma reunião de negócios no escritório da Agência Antidopagem da Rússia (RUSADA), em Moscou. O convite foi feito pela entidade russa e pela Agência Nacional Antidopagem da República da Bielorrússia NADA (Belarus). Posteriormente, participaram do Fórum Internacional do Esporte Limpo, na cidade de Minsk, na Bielorrússia, sendo uma cooperação entre o Comitê Olímpico Russo e o Comitê Olímpico Nacional da República da Bielorrússia, no período de 3 a 6 de setembro de 2024.
O memorando de entendimento entre os países do BRICS, o qual reconhece a importância de desenvolver e fomentar as relações no campo da cultura física e do esporte, determina que as partes incentivarão o intercâmbio de pesquisas científicas e boas práticas antidopagem, bem como informações e tecnologias no âmbito de programas educacionais antidopagem.
De acordo com Adriana Taboza, para que o sistema mundial antidopagem se fortaleça é preciso que haja um esforço coletivo de todas as entidades atuantes nessa área. “O esporte é um bem universal, e todas as partes com ele envolvidas precisam igualmente se esforçar em prol do jogo limpo. Conhecer, estudar e cooperar é também parte da nossa responsabilidade com o mundo, e a visita aos colegas das organizações antidopagem russa e bielorussa traduz esse interesse.
Segundo a presidente, foi muito gratificante participar de todas as rodas de discussões e, especialmente, poder acompanhar o dedicado trabalho que Rússia e Bielorrússia estão desenvolvendo, buscando a conformidade com as regras internacionais.
Anthony Moreira expressou “profunda gratidão” à RUSADA e à NADA pela calorosa recepção durante o importante Fórum Internacional Antidopagem. “A participação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, ao lado de países como Cuba, África do Sul, Cazaquistão, Catar e Emirados Árabes, foi uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos e aprender com as boas práticas dos nossos parceiros. Essa aproximação entre Brasil, Rússia, Bielorrússia e demais participantes é essencial para fortalecer os laços, e promover o jogo limpo, que deve ser uma política universal em benefício de toda a comunidade esportiva", completou.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte