Notícias
ANTIDOPAGEM
ABCD participa de encontro ibero-americano para melhorias do Código Mundial Antidopagem
A presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Adriana Taboza, representou o Ministério do Esporte no Encontro Ibero-americano para a Revisão, Análise e Proposta de Melhorias do Código Mundial Antidopagem e das Normas Internacionais, na cidade do Panamá. O evento, organizado pela Rede Ibero-americana de Luta contra a Dopagem (RILD) e Organização Nacional Antidopagem do mesmo país, aconteceu no período de 2 a 6 de outubro.
A RILD tem como objetivo consolidar uma rede de organizações nacionais antidopagem de excelência técnica e regulatória na prevenção e luta contra a dopagem no esporte na Ibero-americano. A rede tem como missão gerar conhecimento e aprendizagem por meio do intercâmbio entre as organizações nacionais antidopagem dos países Ibero-americanos.
“Todos os estudos e discussões convergem para que possamos evoluir e ganhar voz junto à comunidade internacional, demonstra também a força que existe em nossa região. A atualização do código mundial mostra a versatilidade desse instrumento que deve estar em constante aprimoramento. A voz do Brasil esteve presente, contribuindo para essa evolução, fazendo parte ativamente desse movimento”, afirmou a presidente da ABCD.
No encontro foram abordados temas relacionados à luta contra a dopagem e ao conteúdo do Código Mundial Antidopagem, o seu cumprimento e temas mais específicos relacionados ao controle de dopagem, à gestão de resultados, educação antidopagem, lista de substâncias e autorizações de uso terapêutico. Também foram discutidos mudanças e aprimoramentos nas ações educacionais referentes à antidopagem, à revisão dos métodos de análise e proposição de melhorias para o Código Mundial Antidopagem, além dos padrões internacionais correspondentes.
Além dos países integrantes da RILD também participaram os diretores e membros da Rede Ibero-americana de Luta contra a Dopagem, os membros da Agência Mundial Antidopagem (WADA) e, de forma especial, os membros da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA), Andorra, Espanha, Portugal e membros da Unesco – Instituto Nacional Antidopagem e de outras agências de doping e organizações da INADO.
Assessoria de Comunicação - MEsp