Notícias
ABCD ministra palestra para nova geração do ciclismo brasileiro
Representantes da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) ministraram, na quinta-feira (23.01), no auditório da CIESP, em Rio Claro (SP), a palestra Política Antidopagem: Educação e Prevenção. A apresentação da ABCD fez parte da agenda do Campo de Treinamento de Ciclismo de Estrada, realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo, em parceria com a prefeitura de Rio Claro e a SETUR.
Dirigindo-se para um público formado por 48 jovens atletas, entre 15 e 18 anos, além de técnicos e outros participantes, o diretor-executivo da ABCD, Anthony Ruy Cunha, e a coordenadora-geral da ABCD, Adriana Taboza, esclareceram temas relativos ao controle antidopagem no Brasil. Ao final, os participantes puderam ver de perto kits usados nos exames antidopagem e tiraram dúvidas com a equipe da ABCD.
“Esse evento foi voltado para atletas selecionados que estavam em Rio Claro para uma sequência de testes e avaliações, bem como treinamentos. Esses jovens representam hoje o futuro do ciclismo no Brasil e a gente teve a oportunidade de estar com esses atletas na formação e levar a eles toda a educação antidopagem no início da jornada. Isso faz toda a diferença”, explicou Adriana Taboza.
“Nós pudemos desmistificar muitos temas relativos ao controle de dopagem. Explicamos detalhadamente como é o procedimento e como os atletas precisam se comportar diante de uma eventual notificação para passar pelo controle. Falamos muito sobre a lista de substâncias proibidas e sobre os casos em que é preciso fazer uso de substâncias proibidas para fins terapêuticos e ainda tivemos uma interação bem legal, quando os atletas puderam ver de perto o material usado nos controles e tirar dúvidas. Eles receberam muito bem o tema e a Confederação Brasileira de Ciclismo ficou muito satisfeita com as informações que a gente levou”, completou Adriana Taboza.
Luiz Roberto Magalhães - Ascom - Ministério da Cidadania