Notícias
Educação
ABCD disponibiliza curso da Agência Mundial Antidopagem para profissionais de saúde e equipe médica
Difundir o conhecimento antidopagem e fortalecer a cultura do Jogo Limpo é um dos focos de atuação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem. Neste sentido, a ABCD tem traduzido e disponibilizado de forma online e gratuita os cursos da plataforma de educação a distância (ADEL) da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA). O terceiro módulo em português já está na página da ABCD e tem como tema: “ADEL para Profissionais Médicos em Grandes Jogos”.
Tornar as informações acessíveis é uma forma de contribuir para que as regras do Jogo Limpo sejam cumpridas. "A ADEL é uma plataforma educacional da Agência Mundial Antidopagem, mas todo o seu conteúdo está originalmente em inglês. A ABCD traduziu os conteúdos para a sua disseminação entre os atletas e outros públicos-alvo”, detalhou Luisa Parente, secretária nacional da ABCD.
O novo módulo traduzido pela ABCD é voltado para profissionais de saúde e equipe médica, criado pela AMA-WADA em colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI), e tem duração de 1 hora. A partir de um cadastro na plataforma ADEL, todos que se interessarem pelo tema terão acesso gratuito ao conteúdo.
“O grande benefício de se realizar esse curso é que, além de estar mais preparado e consciente de quais são as políticas relativas ao uso de medicamentos dentro do esporte, há também a segurança de saber que a equipe de saúde e médica do atleta está fazendo o melhor para ele”, destacou Angélica Almeida, responsável pela tradução dos conteúdos e coordenadora de Autorização de Uso Terapêutico (AUT) da ABCD.
O profissional pode fazer o curso no próprio ritmo, já que o progresso dele fica salvo na plataforma. Portanto, não há a necessidade de ver todo o conteúdo de uma só vez. Ao final da capacitação, há um questionário a ser respondido e quem atingir uma pontuação mínima de 80% recebe um certificado emitido pela AMA-WADA.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania