Notícias
Educação
ABCD dá início a Treinamento Especial Antidopagem em parceria com COB e CPB
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) deu início a um Treinamento Especial, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que se estenderá ao longo de 2022. Nesta quarta-feira (09.03), foi realizado o primeiro de seis módulos do curso, que abordou os temas: Sistema de Localização, Grupos de Teste e Preenchimento ADAMS.
A secretária nacional da ABCD, Luísa Parente, destacou a alta adesão à iniciativa, que contou com mais de 320 participantes. “Estamos muito felizes com a grande receptividade por parte da comunidade esportiva. Este é um treinamento que segue o padrão internacional de educação e, com certeza, elevará o nível de excelência da nossa política antidopagem”, comentou.
O supervisor do COB, Vinícius Loyola, ressaltou a cooperação com a ABCD em prol do Jogo Limpo. “Nosso objetivo é elevar a maturidade atlética e de todo o pessoal de apoio aos atletas na educação e prevenção à dopagem e consolidar os resultados esportivos alcançados”, comentou.
Responsável no Comitê pelo monitoramento do Grupo Alvo de Testes e por auxiliar os atletas e pessoal de apoio no preenchimento do ADAMS - sistema da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA) que permite aos desportistas inserirem as informações de localização -, Vinícius Loyola palestrou sobre a ferramenta e as consequências de possíveis violações da regra antidopagem.
“Houve a necessidade de buscar atletas fora de competição e existia essa dificuldade na localização dos atletas para fazer os testes, fazer parte da comprovação do Jogo Limpo”, detalhou o supervisor do COB. A partir dessa dificuldade, um número limitado de atletas de elite passou a ter que informar lugar de pernoite, local de treinamento, outras atividades regulares e um período de 60 minutos diário onde estará disponível para teste, realizados sem aviso prévio.
Estes atletas são selecionados por sua Federação Internacional ou pela Organização Nacional Antidopagem (NADO) de seu país, para compor o Grupo Alvo de Testes (GAT) e o Grupo de Testes (GT). De acordo com o Padrão Internacional para Testes e Investigações, atletas inseridos no GAT devem ser testados pelo menos três vezes ao longo do ano, e os atletas inseridos no GT, devem ser testados ao menos uma vez.
“Em determinado ponto, ser atleta passa a ser uma escolha, que traz muitas responsabilidades, além das relacionadas ao desempenho esportivo de fato. Você passa a ser uma referência, a ter que cumprir com outras obrigações que te colocam no topo. E hoje falo com o topo da pirâmide”, afirmou a coordenadora-geral Científica da ABCD, Adriana Taboza, durante o treinamento.
Os testes no GAT e GT podem ser feitos unilateralmente pela ABCD, ou coordenados em parceria com as Federações Internacionais e outras Organizações Nacionais Antidopagem. Quando o atleta não é encontrado no local, data e horário em que afirmou que estaria no sistema ADAMS, ele recebe uma Falha de Localização.
“A combinação de três falhas em um período de 12 meses é uma violação da regra antidopagem, dentre as 11 violações previstas no Código Mundial Antidopagem. Lembrando que são 12 meses a contar da primeira falha. Se recebo uma falha hoje, em março, no final do ano não zera a quantidade de falhas”, explicou Vinícius Loyola. Esse tipo de violação da regra antidopagem pode gerar suspensão por até dois anos.
Programação
O Treinamento Especial Antidopagem 2022 integra o Plano de Educação da ABCD, é aberto a toda comunidade esportiva e gratuito. Não é necessário se inscrever para ingressar no curso. O acesso é feito via link de cada módulo. Ao final de cada etapa, quem acompanhou o treinamento ao vivo e preencheu o questionário ao final do evento recebe um certificado de participação caso manifeste interesse.
Os próximos módulos, com duração de um hora e meia cada, serão realizados em maio, julho, setembro, outubro e novembro. Confira abaixo o calendário completo abaixo: