Notícias
capacitação
ABCD conclui oficinas antidopagem em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) finalizou a primeira etapa da capacitação dos profissionais e estagiários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) de Belo Horizonte. Fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), a iniciativa atendeu também outros trabalhadores vinculados à prefeitura e ao público externo.
“É uma ação inédita da ABCD com um gestor municipal e que nos trouxe boas perspectivas para podermos ampliar a iniciativa com outras prefeituras e estados. A antidopagem traz em si valores éticos que são fundamentais, não só no esporte, mas para a vida”, destacou Luisa Parente, secretária nacional da ABCD.
"A oficina Antidopagem abordou um assunto muito importante e atual, pois destaca a necessidade de valorizar a atividade física e de promover o acesso a informações mais confiáveis, principalmente agora com a chegada dos Jogos de Tóquio. Considero que a iniciativa foi um grande sucesso e tenho a certeza de que essa ação servirá de modelo para capacitações futuras. A participação dos servidores e também do público externo superou as expectativas, e a nota de satisfação dos participantes - com média de 9,08 em 10 - também foi excelente”, avaliou Elberto Furtado Júnior, secretário municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte.
Composta de três módulos, as oficinas denominadas de “Diálogo sobre ética, saúde e valores no esporte” tiveram como objetivo divulgar informações de qualidade sobre a dopagem. “Focamos nossa atividade nos profissionais da área da saúde, em especial os professores de Educação Física, que tem um potencial transformador, por diminuir a vulnerabilidade a falsas promessas. Agora, vamos atuar diretamente junto às crianças e jovens”, pontuou Cristiane Vera, coordenadora de educação da ABCD, projetando as próximas etapas da iniciativa.
“O acordo de cooperação entre a Secretaria de Esportes e Lazer de Belo Horizonte e a ABCD é mais uma forma de apoiar e incentivar o esporte no município, democratizando o conhecimento e capacitando os profissionais da área para uma atuação mais efetiva e qualificada. Vemos que há um grande percurso ainda a percorrer, e sabemos que o trabalho em conjunto, valor que o esporte nos ensina, é o melhor caminho.”, completou Elberto Furtado Júnior.
Ao todo, 426 pessoas se inscreveram nas oficinas, sendo que cerca de 10% dos participantes não tinham vínculo com o município e eram profissionais de educação física autônomos, de instituições de ensino superior, representantes de confederações, federações e clubes. A ABCD forneceu e a SMEL distribuiu apostila e material complementar, como o Código Antidopagem, Guia de Bolso, panfletos e vídeos, que servirão como referência para os profissionais.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania