Notícias
ABCD encaminha material traduzido da AMA para auxiliar Angola e Moçambique em seus programas de controle de dopagem
ABCD aprofunda cooperação internacional com países lusófonos
- Foto: Foto: Abelardo Mendes Jr./ rededoesporte.gov.br
A cooperação entre os países de língua portuguesa aproximou o Brasil da África também no controle de dopagem. As autoridades nacionais de Angola e Moçambique receberam materiais educativos e documentos enviados pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para auxiliar nas ações para garantir o jogo limpo. São conteúdos da Agência Mundial Antidopagem (WADA) traduzidos do inglês para o português por uma equipe contratada pelo Ministério da Cidadania.
"São nações que partilham muitos traços culturais conosco e que temos a possibilidade de aprofundar a cooperação, trocando experiências e otimizando recursos e trabalho”
Cristiane Vera, coordenadora de Educação da ABCD
“Abrimos um canal direto de comunicação e estamos satisfeitos em poder contribuir em programas e ações de antidopagem de outros países. São nações que partilham muitos traços culturais conosco e que temos a possibilidade de aprofundar a cooperação, trocando experiências e otimizando recursos e trabalho”, destaca a coordenadora de Educação da ABCD, Cristiane Vera.
Entre os materiais enviados está o Código Mundial Antidopagem, que entra em vigência em janeiro de 2021. Os padrões internacionais de educação, gestão de resultados, controle de dopagem e coleta de material também foram compartilhados.
“Mandamos ainda folders, encartes, o kit do professor de educação física, que orienta os profissionais a colocarem em prática os valores do espírito esportivo, enfim, temos os principais documentos da WADA em português”, completa Cristiane.
A plataforma de educação a distância (ADEL) da WADA, composta por seis módulos e que teve o primeiro traduzido para o português, em uma iniciativa da ABCD, também está sendo compartilhada, conforme o material é concluído.
Essa aproximação com as autoridades nacionais ocorreu após encontro virtual no último mês com representantes da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), em que foram discutidas ações conjuntas entre os países lusófonos.
“Os encontros com os portugueses viraram uma agradável e produtiva rotina. O objetivo é aprofundar as relações nos aspectos técnicos, educacionais e institucionais. Unidos, somos todos mais fortes. Assim também fortalecemos o jogo limpo”, afirma a secretária nacional da ABCD, Luisa Parente.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania