Notícias
Workshop sobre "Bancos de Leite Humano" é realizado em Barbados
O Banco de Leite Humano é uma iniciativa desenvolvida pelo Brasil, que contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil, com ênfase na componente neonatal. Este workshop foi pensado com o objetivo de se avançar com a cooperação nessa área, no Caribe.
Na ocasião, participaram representantes de Antígua e Barbuda, Belize, Dominica, Haiti, Granada, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, e Trinidad e Tobago, além de sete funcionários do governo barbadiano.
O treinamento foi ministrado pelo Coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) , João Aprígio Guerra de Almeida, e pela sua equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) .
Durante a semana, foram discutidos temas que suscitaram grande interesse por parte dos participantes, tais como: o direito ao leite humano como um direito fundamental à vida; a segurança alimentar e nutricional na atenção neonatal; a alimentação do prematuro com leite humano exclusivo; a rede de bancos de leite humano no contexto da saúde global; recursos humanos como elemento estruturante da rBLH; aspectos tecnológicos do leite humano – qualidade e controle; experiências dos países que integram a rBLH; bancos de leite humano na política de aleitamento materno dos países e articulação do tema com o contexto de saúde dos países participantes; inovação tecnológica em aleitamento materno e bancos de leite; entre outros.
Ao final, os países presentes manifestaram grande interesse em aplicar a metodologia brasileira, adaptada às suas realidades, e em aprimorar suas próprias práticas no tema, a partir dos conhecimentos adquiridos.
Veja algumas notícias publicadas sobre o evento, na imprensa local:
> The Barbados Advocate: Workshop on human milk banks kicks off
> Nation News: Plan for human milk bank
> The Barbados Advocate: Breast Milk, Best Milk
Consulte aqui mais informações sobre a cooperação brasileira neste tema.