Notícias
Visita ao Brasil do Diretor-Executivo da OIMT
Por ocasião da visita ao Brasil do Diretor-Executivo da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT), Senhor Emmanuel Ze Meka, dois dos projetos aprovados, ao amparo da Chamada de Projetos 2005 (ABC/OIMT), tiveram seus Termos de Implementação assinados em 04 de março de 2008 pelo Diretor da ABC, Embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca e pelo Diretor da OIMT. São eles: "Promovendo a Adoção do Manejo Florestal Sustentável na Amazônia Brasileira”, a ser executado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), e "Reforçando o Berçário e o Laboratório de da AIMEX”, que será executado pela Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (AIMEX), ambas sediadas em Belém, Pará.
A Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT) / International Tropical Timber Organization (ITTO), estabelecida em 1983 no âmbito da UNCTAD, tem sede em Yokohama, Japão, e congrega países produtores e consumidores de madeiras tropicais, num total de 59 membros, além da União Européia.
Depois de ser chefiada pelo brasileiro Manoel Sobral Filho, a organização elegeu, em maio de 2007, o Senhor Emmanuel Ze Meka como novo Diretor-Executivo (DE). De nacionalidade camaronesa, o DE tem exercido, desde 1991, funções no Secretariado da OIMT. A eleição de Emmanuel Ze Meka contou com o decisivo apoio do Brasil por ocasião das eleições de maio de 2007, em Papua Nova Guiné.
O Brasil na OIMT
O Brasil busca, no âmbito da OIMT, financiamento para projetos de seu interesse e defende maior cooperação na área de manejo florestal sustentável e no aprimoramento dos padrões ambientais de exploração dos recursos existentes. Por outro lado, o Brasil procura evitar que, sob a justificativa de preocupações ambientais, seja fortalecido o protecionismo de países consumidores.
A cooperação técnica com a Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT) é acompanhada pela ABC, que, em parceria com o PNF/MMA, é também a responsável pela implantação da modalidade da Chamada de Projetos ABC/OIMT, iniciativa que teve como finalidade dar continuidade às ações destinadas a oferecer novas contribuições para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro e já contou com duas edições: a primeira em 2004 e a segunda em 2005.