Notícias
Vídeo do projeto “Cotton Shire-Zambeze” é lançado
Publicado em
16/02/2022 10h09
Atualizado em
08/07/2024 17h47
O projeto “Cotton Shire-Zambeze”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), é executado em parceira com os governos de Moçambique e do Malawi.
Desde a sua assinatura, em novembro de 2014, o projeto vem contribuindo para o aumento da produção de algodão nos dois países africanos, com a produção de sementes de qualidade, certificadas, e com o reforço das capacidades institucionais das entidades nacionais parceiras (pesquisadores, extensionistas e produtores líderes do Malawi e de Moçambique) na adaptação e difusão de tecnologias de produção do algodão em pequenas e médias propriedades.
As demonstrações das práticas brasileiras são realizadas na Unidade de Transferência de Tecnologias e Demonstração (UTTD), instalada para mostrar, na prática, as diferentes técnicas de plantio do algodão, o efeito da densidade de plantas e o controle de pragas, usando diferentes métodos, além do ensaio de competição e adaptabilidade de diferentes variedades de algodão.
O projeto é executado tecnicamente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em parceria com o Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM) e com o Departamento de Serviços de Pesquisa Agrícola do Malawi (DARS). O projeto é financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A equipe de comunicação da ABC gravou em vídeo a missão de avaliação do projeto, ocorrida em novembro de 2019, em Moçambique. Confira o vídeo que conta um pouco sobre a iniciativa e os impactos positivos causados desde a sua implementação.
Confira os vídeos em português e com legendas em inglês abaixo: