Notícias
Venezuela e Brasil reforçam programa bilateral de cooperação
Realizaram-se nesta capital, nos dias 22 e 23 de agosto de 2007, reuniões técnicas entre representantes do Governo venezuelano, da ABC e de instituições parceiras brasileiras (Ministério da Saúde, ANVISA e EMBRAPA), com vistas à elaboração de projetos de cooperação técnica. As reuniões cumpriram os objetivos de negociar e detalhar sete novas demandas de cooperação nas áreas de saúde e agricultura.
O Diretor da ABC, Embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, na abertura do encontro, mencionou o interesse do Governo brasileiro em ampliar o programa de cooperação bilateral e ressaltou a importância de retomar os encontros técnicos entre os dois países - que não se reuniam desde junho de 2005 – como parte dos esforços de integração entre Brasil e Venezuela. Os membros da delegação venezuelana agradeceram a oportunidade proporcionada pelo Governo brasileiro e manifestaram entusiasmo com as perspectivas de retomada e incremento do intercâmbio técnico com o Brasil. Lamentaram, no entanto, o exíguo espaço de tempo que dispuseram para detalhamento de novas demandas de cooperação e, dessa forma, solicitaram à ABC o envio de missão técnica multidisplinar a Caracas, ainda no corrente ano, que contemple outras áreas de interesse, como transportes, turismo, aqüicultura e meio ambiente. O Diretor da ABC informou que está previsto o envio de missão técnica da ABC àquela capital, no período de 17 a 21 de setembro próximo com vistas ao detalhamento das mencionadas demandas. Informou, ainda, que poderão ser firmados na oportunidade os projetos elaborados durante a missão venezuelana ao Brasil.
Como resultado dos encontros e das propostas apresentadas, foram identificadas e pormenorizadas as bases para formulação dos seguintes projetos:
SAÚDE:
- "Fortalecimento da vigilância e controle dos resíduos e contaminantes nos alimentos da Venezuela”, cujo objetivo é atualizar e ampliar os conhecimentos de técnicos venezuelanos sobre sistemas de vigilância, controle e análise de resíduos contaminantes presentes nos alimentos.
- "Apoio técnico para implantação/implementação de bancos de leite humano na Venezuela”, que deverá assessorar o Ministério da Saúde venezuelano na implementação de uma Rede Nacional de Bancos de Leite Humano capaz de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, com vistas ao cumprimento das metas do milênio relacionadas à redução mortalidade infantil.
- "Capacitação dos recursos humanos do Serviço Autônomo da Controladoria Sanitária da República Bolivariana da Venezuela em vigilância e controle dos produtos de uso e consumo humano”, que contribuirá para o fortalecimento das instituições responsáveis pela vigilância e controle dos produtos de consumo humano na Venezuela.
- "Desenvolvimento institucional do Instituto de Altos Estudos em Saúde Doutor Arnoldo Gabaldon”, cuja finalidade é contribuir para o fortalecimento institucional do Instituto de Altos Estudos em Saúde Doutor Arnoldo Gabaldon, com ênfase no ensino e pesquisa, intercâmbio científico e desenvolvimento de recursos humanos, no campo da saúde pública.
AGRICULTURA:
- "Produção de mudas e beneficiamento ecológico do café”, que visa auxiliar a organização de comunidades cafeicultoras por meio da transferência de conhecimentos sobre o uso de tecnologias agroecológicas para a produção de mudas em biofábricas e do beneficiamento sustentável.
- "Desenvolvimento de tecnologias alternativas para o processamento de cítricos em pequena escala”, que proporcionará o intercâmbio de conhecimentos sobre organização de comunidades agrícolas em zonas com potencial para produção de cítricos, por meio do uso de tecnologias para a citricultura.
- "Produção de mandioca nos estados de Anzoátegui e Monáguas”, permitirá o incremento da superfície venezuelana destinada ao plantio de mandioca, por meio de capacitação sobre o uso de materiais de propagação de qualidade e da mecanização do cultivo em áreas apropriadas com vistas à redução dos custos de produção e à melhoria das condições de vida das famílias produtoras.
Ao final da reunião, a Chefe da delegação da Venezuela, Ministra Dulce Parra, manifestou entusiasmo com os resultados da reunião e agradeceu novamente o empenho do Brasil em retomar as ações de cooperação técnica entre os dois países.
(Foto: Embajada de Venezuela)