Notícias
Vale do Rio Doce desenvolve projetos em Moçambique
A Companhia Vale do Rio Doce assinou, na última quarta-feira, Memorando de Entendimento com o Governo de Moçambique que possibilitará a implementação de diversos projetos sociais na região de Moatize. Trata-se do primeiro passo para a implementação dos compromissos assumidos pela Vale com o Governo moçambicano, com apoio do Governo brasileiro. A CVRD investirá US$ 6,47 milhões até novembro de 2006, prazo fixado para o estudo de viabilidade de um projeto de exploração de carvão naquele país, iniciado em janeiro último.
O documento foi assinado pelo Presidente da Rio Doce Moçambique, Ltda., Galib Chaim, e pela Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias. Chaim ressaltou que todos os projetos na área social, a fim de serem bem sucedidos, estão sendo desenvolvidos a partir de demandas locais. Os projetos sociais implementados no âmbito do Memorando incluem a reabilitação das instalações, do mobiliário e do equipamento de um Hospital Provincial na cidade de Tete e de um posto de saúde em Moatize, que receberão ainda quatro ambulâncias e treinamento para seus funcionários. Dois orfanatos também serão reabilitados e um terceiro será construído especificamente para receber crianças portadoras do vírus HIV.
Além dos projetos na área de saúde, haverá ainda projetos para cooperação em educação, formação profissional, produção energética, geologia, agricultura familiar e planejamento do desenvolvimento rural. Quando implementados, tais projetos resultarão na reativação e reestruturação de várias instalações, entre elas um Instituto de Geologia e Minas em Moatize e uma Usina Hidrelétrica em Ulongwe. Serão construídas ainda, instalações para formação e capacitação de mão-de-obra (carpinteiros, pedreiros, encanadores e outros). A especialização de profissionais também está prevista, inclusive com o envio de universitários para o Brasil, onde freqüentarão cursos ministrados pela Vale nas áreas de geologia, economia e administração.