Notícias
Unesco apoiará fortalecimento dos direitos das pessoas idosas no Brasil
O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) , a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), no Brasil assinaram ontem, 18 de dezembro, um novo projeto de cooperação técnica que visa a fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas no país. A iniciativa foi firmada pelo Diretor da ABC, Embaixador Ruy Pereira, pelo Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) do MDH, Rogério Ulson e pela Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, em Brasília.
“ É uma alegria encerrar o ano com uma pauta tão inovadora para o empoderamento de um Brasil de todas as idades. Nossos idosos precisam de atenção e cuidado, mas também de oportunidades para contribuir com o desenvolvimento do País. As políticas públicas tem um importante papel nisso ”, destacou Marlova Noleto.
A UNESCO apoiará o governo brasileiro na execução de estudos sobre a realidade vivenciada pela população idosa, com o objetivo de mapear desafios, identificar dificuldades e indicar soluções para a promoção de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa.
De acordo com o Secretário Rogério Ulson, a ação entre SNDPI, UNESCO e ABC reforça a relevância de uma pauta sensível, em um momento de rápido envelhecimento da população brasileira. “ O projeto vem reforçar essa pauta tão importante, que, às vezes, passa despercebida. Estamos semeando e quem vai colher os frutos são as pessoas que mais precisam: os idosos ”, enfatizou.
A iniciativa, que terá duração de quatro anos, será um importante instrumento para a elaboração de programas de capacitação de gestores, conselheiros e lideranças sociais que trabalham com o tema, além da sistematização de boas práticas e projetos-piloto para o setor. Esses produtos serão disponibilizados para atores governamentais e da sociedade civil, permitindo avanços significativos na qualidade das políticas públicas para as pessoas idosas.
O Embaixador Ruy Pereira encerrou a cerimônia lembrando a importância do projeto para a ABC: “ Pela tradição da Agência Brasileira de Cooperação, de estar à frente de seu tempo, à frente de projetos inovadores que abrem portas para o desenvolvimento do país, é importante estar diante de um projeto que traduz a adequada prioridade de ações em defesa dos direitos das pessoas idosas ”.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: MDH e ABC