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Serra Leoa participa da “Visita de Estudos Virtual: Brasil”
A “Visita de Estudos Virtual: Brasil” é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da parceria Brasil-PMA, integrada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE) , e pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), em Brasília. A visita tem como objetivo apresentar a experiência brasileira bem-sucedida do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ao país cooperante.
Na sessão de abertura, a Vice-Ministra da Educação Básica e Secundária Sênior de Serra Leoa, Mamusu P. Massaquoi, mencionou a visita ao Brasil e a importância do PNAE para a alimentação escolar do seu país. Durante o painel, Yvonne Forsen, vice-diretora de país do WFP/PMA Serra Leoa, falou sobre os benefícios do componente de compras locais dentro dos programas de alimentação escolar e parabenizou o governo pelo esforço de integração da agricultura local: “A alimentação escolar com compras locais melhora a nutrição das crianças, que é necessária para garantir o seu bem-estar físico e cognitivo. A alimentação escolar com produtos locais está dando seus primeiros passos em Serra Leoa e temos muito a aprender com o Brasil” , disse.
Projeto-piloto
Em contexto de pobreza, insegurança alimentar e desnutrição, a alimentação escolar tem sido uma importante rede de proteção social em Serra Leoa, desde a independência do país, garantindo que muitas crianças possam participar do ensino fundamental e ter acesso a uma alimentação saudável, diariamente. Em 2018, o governo de Serra Leoa lançou a “Iniciativa de Educação Gratuita de Qualidade”. No contexto dessa iniciativa, em maio de 2021, Serra Leoa lançou sua Política Nacional de Alimentação Escolar.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar de Serra Leoa abarca, atualmente, 14 distritos. Um projeto-piloto de alimentação escolar está sendo desenvolvido em 17 escolas, pertencentes a dois distritos, por meio da transferência de recursos financeiros para compra de legumes frescos cultivados localmente por agricultores das comunidades escolares. A iniciativa está sendo implementada de forma colaborativa entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o escritório do WFP/PMA local e a Secretaria de Alimentação Escolar do governo serra-leonense.
Visita de Estudos Virtual: Brasil
A metodologia da Visita de Estudos Virtual foi construída a partir da experiência brasileira no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que o Centro de Excelência do PMA em Brasília vem compartilhando com outros países nos últimos dez anos, em parceria com o FNDE e a ABC. Karine Santos, Coordenadora do PNAE, apresentou um panorama do programa e seus 67 anos de história, destacando o vínculo com a agricultura local, que é um dos principais aspectos dos esforços de cooperação que ocorrem entre o Brasil e Serra Leoa.
Paola Barbieri, Analista de Projetos da ABC, destacou a importância do caráter intersetorial do PNAE e situou o referido Programa no âmbito da cooperação técnica trilateral promovida pela Agência, reforçando a importante interface entre o FNDE, a ABC e o PMA, com vistas à promoção da Alimentação Escolar por meio da cooperação Sul-Sul.
A Diretora da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), Loiselene Carvalho Trindade, sublinhou a importância da assistência técnica na conexão entre os setores educacional e agrícola para a implementação de programas de alimentação escolar com compras locais. A EMATER-DF ajuda a organizar os agricultores para garantir que os produtos locais cheguem às escolas, observando parâmetros de quantidade, qualidade e sazonalidade.
Sineide Santos, nutricionista e assistente de Coordenação do PNAE, detalhou requisitos específicos de nutrição dentro do programa brasileiro de alimentação escolar, como limites ao uso de alimentos processados, criação de cardápios que respeitem a cultura local e a produção agrícola e as vantagens de ter um nutricionista trabalhando dentro da escola para orientar todo o processo.
Com informações: CdE/PMA