Notícias
São Tomé e Príncipe no combate à tuberculose com apoio do Brasil
O projeto "Apoio ao Programa de Luta contra a Tuberculose" , coordenado e financiado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que está em execução em São Tomé e Príncipe (STP), contou, recentemente, com mais uma fase de capacitações aos especialistas santomenses que trabalham no Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose de STP, que é fruto da cooperação com o Brasil.
Entre 30 de setembro e 18 de outubro, representantes do Ministério da Saúde do Brasil enviadas ao país africano realizaram capacitação em técnicas de diagnóstico nos temas de biossegurança, controle de qualidade, gestão laboratorial, manejo de equipamentos, lavagem e esterilização dos materiais, interpretação de resultados em geneXpert , identificação de microbactéria não tuberculosa, cultura, teste de sensibilidade e sistema de informação. Ao longo da missão, as especialistas brasileiras também fizeram atualizações nos temas das formações que foram ministradas em julho de 2018.
As técnicas Eunice Atsuko Totumi e Darcita Buerger Rovaris foram convidadas, ainda, para um encontro com o ministro da Saúde de STP, Edgar Manuel Azevedo Agostinho das Neves. O ministro santomense destacou a importância da cooperação com o Ministério da Saúde do Brasil. “A troca de experiências tem trazido aos técnicos santomenses conhecimentos que poderão ajudar na manutenção do laboratório” , ressaltou.
O trabalho das brasileiras incluiu, ainda, a avaliação do Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose e análise dos dados de diagnósticos obtidos em pesquisas efetuadas no laboratório durante o ano de 2019. Esses dados, a importância de sua análise, além do desempenho geral do laboratório fizeram parte da pauta de uma apresentação feita para funcionários do Hospital Central Dr. Ayres de Meneses e para representantes de diversos distritos do país.
O Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose de STP, inaugurado em 2018 , contou com amplo apoio do Brasil. Além da doação de alguns equipamentos, foram realizadas diversas capacitações para toda a equipe técnica que trabalha no Laboratório . O projeto de cooperação técnica tem previsão de término em 2020.