Notícias
Reunião de Avaliação do Programa de Cooperação Técnica Brasil - Equador
Por meio do Programa, os projetos desenvolvidos têm contribuído para fortalecer as capacidades das instituições equatorianas, com base em experiências brasileiras de sucesso. Durante a semana de trabalho, pode-se verificar que o processo de avaliação de projetos é uma atividade enriquecedora para a Cooperação Sul-Sul (CSS), pois permite a replicação de ações exitosas, a fim de alcançar a integração regional e o desenvolvimento equitativo.
Entre as vantagens da avaliação da CSS, destacam-se alguns fatores como o fortalecimento das relações bilaterais; a possibilidade de aprendizado mútuo entre os países; a prestação de contas conforme parâmetros de corresponsabilidade entre os dois países; a identificação de novas possibilidades de cooperação a partir das experiências exitosas; a mensuração dos impactos da cooperação; o compartilhamento de experiências no âmbito regional; e a identificação de boas práticas da gestão pública.
Quanto ao projeto "Capacitação Técnica em Produção Integrada, com Ênfase no Manejo de Pragas e Doenças de Frutas Tropicais e de Espécies Amazônicas e Andinas" , executado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIAP) do Equador, realizou-se a capacitação de cerca de 20 especialistas equatorianos. O objetivo inicial do projeto era desenvolver e adaptar tecnologias capazes de melhorar os sistemas de produção de frutas, de forma a promover a expansão da fruticultura tropical no Equador. Nesse sentido, a iniciativa buscou fortalecer as culturas de manga e maracujá, que têm grande importância econômica para o país, aprimorando o manejo de produção integrada. É importante ressaltar que a partir das capacitações realizadas aos 20 especialistas do INIAP, a instituição equatoriana pôde disseminar a tecnologia para mais de 1.500 pequenos e médios agricultores. O Equador é hoje o maior exportador mundial de concentrado de maracujá.
Na iniciativa "Fortalecimento tecnológico da Rede de Bancos de Leite Humano do Equador" , executada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , atualmente em sua terceira fase, ressaltou-se o atendimento a mais de 50 mil recém-nascidos. O programa já implementou nove centros de coleta de leite humano por todo o país e cerca de 290 mil mães já foram assistidas, recebendo apoio e esclarecimentos sobre a importância do processo de aleitamento materno. O projeto tem grande reconhecimento do governo equatoriano.
Para o Embaixador do Brasil no Equador, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, "O sucesso do Equador é o sucesso do Brasil. Sabemos que nosso destino comum é o aprofundamento da integração e a abordagem da política pública entre as duas partes".
"Os princípios que devem pautar a avaliação, são a independência, imparcialidade, transparência e objetividade. O processo também deve ser participativo, integral e eficiente no uso dos recursos e do tempo", concluiu Maria Augusta Ferraz, Coordenadora-Geral de Cooperação Técnica na América Latina, Caribe e Europa Oriental da ABC.
O Programa de Cooperação Técnica entre Brasil e Equador é amplo e diversificado. A pauta de projetos abrange áreas como agricultura, saúde, trabalho, recursos hídricos e comunicação (televisão digital). Mais sobre a relação entre o Brasil e Equador.
Na imprensa:
> Más de 1 500 productores beneficiados por cooperación con Brasil