Notícias
Representantes da USAID visitam ABC
Representantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) estiveram, nessa segunda-feira (27), na sede da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para dialogar sobre as ações de cooperação técnica e humanitária desenvolvidas pelo Brasil e coordenadas pela ABC. A USAID é parceira do Brasil em diversas ações de cooperação internacional.
A reunião deu destaque, em especial, às atividades que envolvem a Operação Acolhida, força tarefa logística e humanitária empreendida pelo governo gederal desde 2018 para receber imigrantes venezuelanos. Foram convidados a participar do encontro, na sede da Agência, representantes de diversos órgãos do governo federal que têm participação diretamente na Operação.
O administrador adjunto para América Latina e Caribe da USAID, John Barsa, disse que o encontro com o diretor da ABC, embaixador Ruy Pereira, era uma de suas prioridades desde que assumiu o posto, em junho de 2019. “Brasil e Estados Unidos desenvolvem os mesmos valores, não só em momentos de crise, como é o caso da migração dos venezuelanos, mas em outros assuntos também” , disse. “Explorar possibilidades de trabalho conjunto com a ABC tem sido uma das minhas prioridades ”, afirmou.
Barsa aproveitou o encontro para fazer diversas perguntas relativas ao processo de entrada dos migrantes no Brasil e, principalmente, detalhes sobre o processo de interiorização, um dos focos da operação que tem permitido a absorção socioeconômica dos venezuelanos em municípios brasileiros e diminuído o número de imigrantes em Pacaraima, porta de entrada dos refugiados no estado de Roraima.
O embaixador Ruy Pereira lembrou que a Operação Acolhida é considerada um modelo internacional de atuação na acolhida de refugiados no mundo.
Autor: Claudia Caçador