Notícias
Representantes da ABC e da UFLA encerram missão no Mali
Representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e docentes e pós-graduandos dos departamentos de Ciência do Solo e Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerraram, nesta sexta-feira (19/7), a missão ao Mali pelo projeto de cooperação técnica internacional “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali - Cotton Solos" .
A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e financiada pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) . O principal objetivo é auxiliar os produtores de algodão do país no que toca ao melhoramento do solo, para que aumentem a produtividade de suas lavouras, oferecendo, ao mesmo tempo, suporte a suas famílias nos cuidados com a alimentação e a saúde. Além da UFLA, também está envolvido o governo do Mali, por meio da Companhia Malinense de Desenvolvimento Têxtil.
De 8 a 19 de julho, a equipe participou de encontros e reuniões com autoridades do país africano e trabalhou na coleta de informações que irão subsidiar os planos de intervenção direta nas áreas agrícola e de saúde. Os representantes do Departamento de Ciência do Solo realizaram a coleta de amostras de solo e o levantamento de dados topográficos. Por sua vez, o grupo do departamento da Saúde fez o levantamento do processo saúde/doença da comunidade, com análises do solo, da água, da alimentação e do bem-estar geral dos africanos.
“A missão foi muito bem-sucedida. Contamos com a generosa colaboração da população local e dos nossos colegas agrônomos e extensionistas da companhia malinense ao longo de todo o trabalho de campo. Os dados coletados serão analisados no Brasil e no Mali e os resultados serão relatados nos próximos meses” , relatou o professor do Departamento de Ciência do Solo e pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, João José Marques.
Os trabalhos de campo foram realizados em duas aldeias da região produtora de algodão de Sikasso, no sudeste do país: Badiangara (cerca de 560 habitantes) e Siani (em torno de 3.500 habitantes). A missão foi encerrada em Bamako, capital do país, com uma reunião entre a Embaixada do Brasil no Mali, a equipe da UFLA e os representantes da ABC.
ABC, 22/07/2019
Fonte: UFLA