Notícias
Rede BLH promove a Semana Mundial de Aleitamento Materno com eventos virtuais
A Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990 quando foi gerada a “Declaração de Innocenti”, em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) .
Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês), que criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Todos os anos, um tema é definido. Este ano é "Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável". Cerca de 120 países participam de mobilizações e eventos durante a Semana que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto.
O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999. O país é referência mundial em aleitamento materno, possuindo 224 Bancos de Leite Humano e 215 postos de coleta.
Bancos de Leite no Mundo
Por meio da cooperação técnica internacional, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já implantaram mais de 110 Bancos de Leite Humano em mais de 20 países da América Latina e Central, Península Ibérica e África.
A Rede Global de Bancos de Leite Humano, reconhecida pela OMS, foi constituída como resultado da cooperação técnica internacional brasileira. Atualmente, há redes de Banco de Leite Humano nos países da CPLP e Mercosul, da Iberoamerica e dos países do BRICS.
Neste ano, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH) está promovendo diversos eventos on-line em celebração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, especialmente no contexto da pandemia do novo coronavírus. Confira a programação dos eventos aqui .
O Unicef elaborou uma série de perguntas e respostas para tirar dúvidas de mães e mulheres gestantes no contexto da COVID-19. Confira aqui
Autor: Claudia Caçador