Notícias
Projeto no Haiti cria ações de resposta à COVID-19
O comitê gestor do projeto de cooperação técnica "Fortalecimento da Gestão dos Serviços e do Sistema de Saúde no Haiti", iniciativa coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com o Ministério da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), se reuniu remotamente, no mês de junho, para alinhar as ações relacionadas às respostas de saúde frente à Covid-19.
Participaram do encontro representantes da ABC, do Ministério da Saúde do Haiti, do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) , da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) , agências da ONU que também integram o projeto.
Foram apresentadas as atividades já realizadas e as que estão em andamento, em especial as de enfrentamento do novo coronavírus. O projeto sofreu recente remanejamento de ações previstas e recursos para atender a demandas emergenciais em face da pandemia.
Foi realizado o treinamento de 172 agentes comunitários nas Unidades de Saúde que atuam no atendimento da comunidade à COVID-19. Também estão sendo mantidas a pesquisa e o monitoramento de casos. A OPAS está realizando, ainda, o treinamento em triagem nos hospitais haitianos Espoir, Eliazar Germain e St Michel.
Além disso, discussões com a Direção de Organização dos Serviços de Saúde (DOSS) e com o Departamento de Treinamento e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde (DFPSS), do Ministério da Saúde do Haiti (MSPP) , têm caminhado no sentido de implementar um curso virtual sob o tema Gestão Hospitalar em tempos de crise.
Já o UNOPS informou que estão sendo adquiridos dois geradores para o Hospital Comunitário de Referência (HCR) Dra. Zilda Arns. Com essa aquisição o hospital contará com cinco geradores. Também nos hospitais, Dra. Zilda Arns e Dr. Ary Bordes, estão sendo instalados consultórios odontológicos. Ambos hospitais foram construídos e equipados pela cooperação brasileira no Haiti.
A compra e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras N95, comprados com fundos do projeto, já foi aprovada pelo MSPP, que fará o plano de distribuição do material.
Sobre o Projeto
O projeto de cooperação técnica "Fortalecimento da Gestão dos Serviços e do Sistema de Saúde no Haiti" é uma iniciativa coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com o Ministério da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, e que tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de saúde da população haitiana usuária da rede de serviços de saúde, pela promoção do acesso de qualidade ao sistema público de saúde.
Desde 2010, o Brasil, por meio da cooperação técnica, assumiu o compromisso de apoiar a recuperação e construção de unidades hospitalares, de contribuir para a aquisição de equipamentos de saúde, viabilizar a capacitação de profissionais da saúde, apoiar a qualificação da gestão assistencial e de vigilância epidemiológica e apoiar medidas de fortalecimento do sistema de atenção básica.
Saiba mais sobre o projeto:
Fortalecimento da Gestão dos Serviços e do Sistema de Saúde no Haiti
Haiti – Fortalecimento da Gestão dos Serviços e do Sistema de Saúde
Autor: Claudia Caçador